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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 53/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: PROJETO MAIS VÔLEI UFLA

Programa de Extensão: Escola de Esportes da UFLA

Resumo da Proposta: Voltado para a cultura e lazer, o Projeto “Mais Vôlei - UFLA” na esfera da recreação, visa contemplar a comunidade externa, os alunos e os servidores da UFLA, a fim de lhes proporcionar um espaço para a prática da modalidade em grau de lazer e cultura, de modo a fomentar sua prática como meio de atividade física saudável, estabelecimento de relações sociais e melhoria na qualidade de vida.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Em busca de parceiros

Número Estimado de Participantes: 36

Locais de Realização: Será realizada nos ginásios poliesportivos das dependências do Departamento de Educação Física da UFLA.

Data de Início: 25/05/2023

Data de Término: 21/05/2025

Justificativa:

A prática do voleibol não se limita apenas a um esporte divertido, mas também desempenha um papel fundamental na promoção da saúde biopsicossocial e no aprimoramento da qualidade de vida. Como uma atividade de lazer, o voleibol oferece uma série de benefícios físicos, mentais e sociais, que contribuem para um estilo de vida saudável e equilibrado.

Em primeiro lugar, o voleibol é uma excelente forma de exercício físico, ajudando a melhorar a aptidão cardiovascular, a resistência muscular e a coordenação motora. Durante o jogo, os participantes são constantemente desafiados a correr, pular, mergulhar e golpear a bola, o que fortalece os músculos, aumenta a flexibilidade e melhora a agilidade. Além disso, a prática regular do voleibol contribui para a manutenção de um peso saudável, a redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, e o fortalecimento do sistema imunológico.

Além dos benefícios físicos, o voleibol também desempenha um papel importante na saúde mental e emocional. Durante o jogo, os jogadores precisam se concentrar e tomar decisões rápidas, o que estimula a agilidade mental e melhora as habilidades cognitivas. Além disso, a prática regular do voleibol libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. O trabalho em equipe e a interação social durante o jogo também promovem a socialização, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e o fortalecimento dos laços interpessoais.

O voleibol é uma atividade inclusiva, que pode ser praticada por pessoas de diferentes idades, gêneros e níveis de habilidade. Isso significa que pessoas de todas as faixas etárias podem se beneficiar dos aspectos biopsicossociais desse esporte. Desde crianças até idosos, o voleibol proporciona uma oportunidade de se divertir, criar laços sociais e melhorar a qualidade de vida.

Além disso, o voleibol pode ser praticado em diferentes ambientes, seja em quadras internas, ao ar livre ou até mesmo na praia. Isso proporciona variedade e flexibilidade na prática do esporte, permitindo que as pessoas o incorporem em suas rotinas de forma mais acessível e conveniente.

Em suma, a prática do voleibol vai além de um simples jogo. Ela oferece benefícios abrangentes para a saúde biopsicossocial, tornando-se uma ferramenta valiosa para o lazer e a qualidade de vida. Ao participar do voleibol, você estará fortalecendo seu corpo, estimulando sua mente, melhorando sua saúde emocional e socializando com outras pessoas.

Quanto ao número de participantes, considerando a disponibilidade de materiais e sendo um dia para realização, indicamos o máximo semanal de 36 participantes, podendo ou não haver divisão de duas turmas.

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade interna e externa, de idade adulta, interessados na prática do voleibol em nível recreativo.

Objetivos:

O projeto de extensão esportivo de voleibol dentro de uma universidade tem como objetivo promover a prática do esporte e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes. Com base nisso, apresento a seguir uma lista de objetivos desse projeto:

Promoção da saúde: O projeto visa incentivar a prática regular de atividade física por meio do voleibol, contribuindo para a melhoria da saúde e do condicionamento físico dos participantes. O esporte oferece benefícios cardiovasculares, fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e melhora da coordenação motora.

Integração e socialização: O voleibol é um esporte coletivo que requer trabalho em equipe e interação entre os participantes. O projeto busca criar um ambiente acolhedor e inclusivo, promovendo a integração dos estudantes por meio da prática esportiva. Essa interação contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais, o fortalecimento de laços de amizade e o senso de pertencimento à comunidade universitária.

Desenvolvimento de habilidades esportivas: O projeto busca proporcionar aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e táticas no voleibol. Por meio de treinamentos e orientações especializadas, os estudantes têm a possibilidade de aprender e aperfeiçoar fundamentos como saque, recepção, levantamento, ataque e defesa. Esse desenvolvimento esportivo não se limita apenas àqueles com experiência prévia no esporte, mas também acolhe iniciantes e oferece a eles a chance de aprender e progredir.

Metas: Formar um grupo de 36 praticantes assíduos e desenvolvê-los em várias dimensões: culturais, esportivas, físicas, psicológicas, sociais.

Fundamentação Teórica:

Perspectiva psicológica: A abordagem psicológica do lazer se concentra nos aspectos individuais e subjetivos do lazer. Nessa perspectiva, o lazer é visto como uma forma de descanso, recuperação e satisfação pessoal. A teoria do ócio de Mihaly Csikszentmihalyi destaca a importância da experiência de fluxo, em que as atividades de lazer proporcionam um estado de envolvimento total e satisfação profunda.

Perspectiva educacional: A perspectiva educacional do lazer enfatiza o potencial educativo e formativo das atividades de lazer. O lazer é visto como uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal, a aprendizagem informal e a ampliação de habilidades e conhecimentos. Nessa abordagem, o lazer é considerado um complemento importante para a educação formal e um espaço para a criatividade, a expressão individual e a socialização.

Nelson Carvalho Marcellino, em seu livro Estudos do Lazer: uma introdução, pontua que “A admissão da importância do lazer na vida moderna, significa considerá-lo um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural.”

Joffre Dumazedier, em seu livro, Lazer e Cultura Popular, pontua que o lazer possui três funções, função de descanso: “O descanso libera-se da fadiga, o lazer é um reparador das deteriorações físicas e nervosas provocadas pelas tensões resultantes das obrigações cotidianas e, particularmente, do trabalho.” Função de divertimento, recreação e entretenimento: esta função se liga mais diretamente ao tédio, é um meio de busca pela fuga através do divertimento e evasão para um mundo diferente daquele enfrentado todo dia,e por último, função de desenvolvimento: diz respeito à personalidade, “permite uma participação social maior e mais livre, a prática de uma cultura desinteressada do corpo, da sensibilidade e da razão, além da formação prática e técnica.

Metodologia: Oficinas semanais com atividades de aprendizagem e treinamento do voleibol, com duração de uma hora e meia, podendo expandir conforme necessidade do grupo e disponibilidade do espaço.

Impactos na Formação Discente: Espera-se impactar o discente na totalidade de sua formação de modo que o processo dialético entre os saberes adquiridos na teoria, possam ser aplicados com respostas reais inerentes à profissão e suas relações sociais vivenciadas na prática e, assim, venham a corroborar para uma formação mais completa possível a partir da oportunização experiencial que culminará em um profissional plenamente capaz do exercício da profissão.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A pesquisa desempenha um papel fundamental no projeto de extensão de voleibol, pois permite a busca por novos conhecimentos e a investigação de aspectos técnicos, táticos e científicos relacionados ao esporte. Através da pesquisa, é possível analisar tendências, identificar metodologias eficazes de treinamento, investigar lesões esportivas e buscar inovações que possam beneficiar os participantes do projeto. A pesquisa também pode abordar questões relacionadas à pedagogia do voleibol, promovendo o aprimoramento das práticas de ensino e a compreensão mais profunda dos fundamentos do esporte. O ensino é outra parte essencial de um projeto de extensão de voleibol. Através do ensino, os participantes adquirem conhecimentos teóricos e práticos sobre o esporte, aprendem habilidades técnicas e táticas, e desenvolvem competências pedagógicas para transmitir esses conhecimentos a outros. Os envolvidos no projeto têm a oportunidade de se tornarem facilitadores, treinadores ou instrutores, compartilhando seu conhecimento com os demais participantes. O ensino no contexto do projeto de extensão também pode se estender além dos limites da universidade, atingindo a comunidade local e incentivando a prática esportiva entre pessoas de diferentes idades e níveis de habilidade. A extensão, por sua vez, é o elo que conecta o projeto de voleibol à comunidade em geral. Através da extensão, o projeto pode realizar ações que promovam a inclusão social, a saúde e o bem-estar da população. Isso pode ser feito por meio de clínicas esportivas, eventos de divulgação, parcerias com escolas e instituições locais, e outras atividades que levem o voleibol para além dos muros da universidade. A extensão permite que o conhecimento e as habilidades adquiridas pelos participantes sejam compartilhados e beneficiem um público mais amplo, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Portanto, a relação entre pesquisa, ensino e extensão em um projeto de extensão de voleibol é simbiótica e complementar. A pesquisa alimenta o ensino, fornecendo conhecimentos atualizados e embasamento científico, enquanto o ensino fortalece a extensão, preparando os participantes para disseminar o conhecimento e promover a prática esportiva na comunidade. Essa interconexão entre pesquisa, ensino e extensão é fundamental para o sucesso do projeto, proporcionando uma experiência enriquecedora e impacto positivo tanto no âmbito acadêmico quanto social.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Um projeto de extensão na modalidade de voleibol possui um impacto significativo na sociedade, abrangendo diversos aspectos que contribuem para o desenvolvimento social, educacional e saudável das pessoas. Esse tipo de projeto vai além dos muros da universidade, buscando alcançar a comunidade e promover mudanças positivas. A seguir, destacam-se alguns dos impactos que um projeto de extensão de voleibol pode ter na sociedade:
Promoção da saúde e qualidade de vida: A prática regular do voleibol proporciona benefícios físicos, estimulando a atividade física, o condicionamento cardiovascular e o fortalecimento muscular. Ao oferecer oportunidades para a comunidade participar do esporte, o projeto de extensão contribui para a promoção da saúde e bem-estar, incentivando um estilo de vida mais ativo e saudável. Inclusão e integração social: O voleibol é um esporte coletivo que promove a interação entre os participantes. O projeto de extensão oferece um ambiente inclusivo, onde pessoas de diferentes idades, origens e habilidades podem se reunir para jogar e aprender juntas. Isso contribui para a quebra de barreiras sociais, fomentando a integração e o respeito mútuo, além de fortalecer o senso de pertencimento à comunidade.Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: O voleibol, como qualquer outro esporte, ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, como trabalho em equipe, liderança, resiliência, disciplina e respeito às regras. O projeto de extensão proporciona um ambiente propício para que os participantes desenvolvam essas habilidades, que são valiosas para suas vidas pessoais, acadêmicas e profissionais. Oportunidades educacionais: O projeto de extensão de voleibol pode fornecer oportunidades de aprendizado além do esporte em si. Por exemplo, pode oferecer palestras, workshops e cursos sobre nutrição esportiva, prevenção de lesões, psicologia do esporte, entre outros temas relacionados. Essas iniciativas educacionais ampliam o conhecimento dos participantes e os capacitam em áreas complementares ao voleibol. Fomento ao espírito esportivo e formação de cidadãos engajados.

Resultados Esperados:

Um projeto de extensão na modalidade de voleibol possui uma série de resultados esperados que podem impactar positivamente os participantes e a comunidade envolvida. Esses resultados são alcançados por meio do trabalho em equipe, ensino, prática esportiva e engajamento da comunidade. A seguir, são listados alguns resultados esperados de um projeto de extensão na modalidade voleibol:

Desenvolvimento das habilidades técnicas e táticas: O projeto busca aprimorar as habilidades dos participantes no voleibol, proporcionando treinamentos e orientações especializadas. Espera-se que os participantes melhorem seus fundamentos, como saque, recepção, levantamento, ataque e defesa, desenvolvendo um desempenho mais consistente e competitivo.

Inclusão social e fortalecimento de laços comunitários: O projeto tem como objetivo promover a inclusão social, reunindo pessoas de diferentes idades, origens e habilidades por meio do voleibol. Espera-se que os participantes estabeleçam novas amizades, criem laços sociais e fortaleçam o senso de comunidade, contribuindo para um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

Promoção de uma vida ativa e saudável: A prática regular do voleibol proporciona benefícios físicos, como melhoria da aptidão cardiovascular, fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade. O projeto visa incentivar a adoção de um estilo de vida ativo e saudável, estimulando os participantes a se envolverem em atividades físicas de forma regular.

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: O voleibol é um esporte que promove o trabalho em equipe, a liderança, a resiliência e a disciplina. Espera-se que os participantes desenvolvam habilidades socioemocionais importantes, como comunicação eficaz, colaboração, gerenciamento do tempo e do estresse, e capacidade de superar desafios. Essas habilidades são transferíveis para outras áreas da vida pessoal, acadêmica e profissional.

Oportunidades de aprendizado e formação educacional: Além da prática esportiva, o projeto pode oferecer palestras, workshops e cursos sobre temas relacionados ao voleibol, como nutrição esportiva, prevenção de lesões e psicologia do esporte. Espera-se que os participantes adquiram conhecimentos complementares e tenham a oportunidade de ampliar seu repertório educacional.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Para índice de acompanhamento usaremos o número de oficinas mensais com média de participantes.
Para avaliação usaremos reuniões mensais somadas a pesquisas de opinião dos usuários.

Cronograma: As atividades serão ministradas uma vez na semana, no período noturno, que compreende o pós-expediente do servidor, no horário das 18:00 (dezoito horas) até as 21:00 (vinte e uma horas)

Descrição Resumida: O Projeto “Mais Vôlei - UFLA” em sua esfera recreativa, visa contemplar a comunidade acadêmica e externa a fim de reafirmar seu compromisso social na garantia de acesso à cultura, esporte e lazer por intermédio do Programa de Extensão Esportivo do Departamento de Educação Física.

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • THAYNA STEPHANIE MEDEIROS CAETANO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Docentes:

  • ANDREA DE OLIVEIRA BARRA - Início: 02/09/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: rubensgurgel[em]ufla.br

E-mail Alternativo: rubensgurgel[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 21/05/2023 - 16:36:16

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA: De 21/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
22/05/2023 - 09:15:24Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 53/2023 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos