UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de AvaliaçõesAutorização da Chefia
Informações de Registro

Número de Registro: 81/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: UFLA sem Fronteiras - Comunicação e Sociedade

Programa de Extensão: Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência

Resumo da Proposta:

Vídeos e áudios de ciência a partir da extensão
UFLA sem Fronteiras: No projeto apoiado pela Fapemig - Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência há a previsão de um subprojeto nomeado UFLA na Comunidade. Nesse linha de ação, são planejados, gravados e publicados vídeos mensais para a divulgação de informações científicas relacionadas a projetos de extensão desenvolvidos pela UFLA. Os vídeos são publicados no Portal UFLA, no Youtube, Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok. Também são encaminhados para as listas da comunidade acadêmica e em 15 grupos de WhatsApp, incluem a comunidade externa. Os vídeos também são enviados à imprensa, além de constituir importante repositório de conteúdo de divulgação científica inerente aos projetos de extensão. A PROEC tem protagonismo nesta ação, sugerindo os projetos que serão tema da comunicação pública. Trata-se de uma iniciativa transdisciplinar, integrando as equipes de Comunicação, Divulgação Científica e Extensão e Cultura da Universidade. A partir dessa linha já em desenvolvimento no âmbito do projeto da Fapemig, a presente proposta sugere ampliar a produção de vídeos, incluindo a geração de áudios para circulação mensal em editoria de novo programa "Minuto do Câmpus", na Rádio Universitária.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras:

Fapemig
Rádio Universitária

Número Estimado de Participantes: 60

Locais de Realização: Coordenadorias de Comunicação Social e de Divulgação Científica/UFLA, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e Rádio Universitária.

Data de Início: 21/06/2023

Data de Término: 21/06/2025

Justificativa: Estima-se o envolvimento de cerca de 60 pessoas no desenvolvimento do projeto, incluindo os coordenadores dos projetos de extensão envolvidos, equipe técnica da Proec, além da equipe de produção (servidores da Coordenadoria de Comunicação (CCS) e de Divulgação Científica/UFLA, bolsistas e estudantes ligados aos projetos). Estima-se o envolvimento de cerca de 60 pessoas no desenvolvimento do projeto, incluindo os coordenadores dos projetos de extensão envolvidos, equipe técnica da Proec, além da equipe de produção (servidores da Coordenadoria de Comunicação e de Divulgação Científica/UFLA, bolsistas e estudantes ligados aos projetos). A organização dessa equipe justifica-se para viabilizar a disponibilização de informações confiáveis e acessíveis, assim como formas de dialogar com a sociedade, por meio da escuta ativa de demandas sobre os projetos de extensão divulgados para o público mais amplo.

Caracterização dos Beneficiários: De forma geral, os beneficiários diretos podem ser estimados como o público alcançado pelas mídias institucionais da Universidade. Tratando-se de uma proposta de comunicação pública de ciência e tecnologia, podemos caracterizar o público-alvo dos produtos pretendidos no projeto como exotérico, ou seja, amplo, aberto e irrestrito, voltado para a sociedade em geral. De forma específica, grupos sociais que estão envolvidos com os projetos de extensão e ouvintes, seguidores das redes sociais institucionais e ouvintes da Rádio Universitária.

Objetivos: O desenho institucional das universidades deva ser entendido a partir da sua complexidade, com o objetivo de compreender suas interações entre as atividades das três missões universitárias: ensino, pesquisa e extensão. Assim, este projeto objetiva reforçar a comunicação pública relacionada à extensão universitária, como um elemento agregador entre os diferentes atores sociais e de aproximação entre a comunidade acadêmica e a comunidade de seu entorno.

Metas:

1) Produzir e divulgar pelas diversas mídias oficiais da UFLA, semestralmente, cinco (5) vídeos enfatizando os conhecimentos científicos que estão ligados a projetos de extensão.
2) Produzir e divulgar semanalmente na Rádio Universitária, ao menos, uma notícia relacionada aos projetos de extensão, por meio de spots na Rádio Universitária. Esses spots poderão ser vinculados a programas já existentes, como o “Minuto do Câmpus”, em processo de reformulação.
3) Fazer o monitoramento e avaliação do alcance e engajamento dos comunicações realizadas no âmbito do projeto, permitindo a geração de relatórios para tomada de decisões baseadas em evidências.

Fundamentação Teórica:

De acordo com Germano e Kulesza (2007), comunicar pressupõe um processo horizontal de compartilhamento e diálogo. Remetemos, assim, a um processo comunicativo com sentido de democracia, ambicionando, sobretudo nos tempos atuais, uma atitude de resistência contra os movimentos anticientíficos e do avanço dos ecossistemas de desinformação (Castelfranchi & Fazio, 2021). Seguimos, pois, a percepção de CPCT como a comunicação vinculada ao interesse público, tendo como paradigma a construção da cidadania (Matos, 2012; Duarte, 2007). Destacadamente, significa enxergar a comunicação pública como um processo político, devendo ser levado em consideração o contexto de sua atuação na sociedade e os modelos de comunicação adotados (Lewenstein, 2010).

Destacadamente, temos de um lado um movimento de integração entre cientistas e cidadãos, chamado de ciência cidadã (Irwin, 2008) e, de forma complementar, uma comunicação cidadã (Lewenstein, 2003; Bucchi, 2008; Polino & Castelfranchi, 2012), que busca reconhecer a participação social nos processos comunicativos. Assim como Castelfranchi e Fazio (2020), consideramos a complexidade destas intersecções ao resgatar diferentes definições e perspectivas sobre o conceito de cidadania no território científico e tecnológico. Neste projeto, incluimos a perspectiva de uma cidadania técnico-científica, tendo como impacto pretendido a participação social advinda de uma consciência mais informada, que seja capaz de conduzir à uma mudança de atitude e à real apropriação do conhecimento de C&T. Nesse nível, prevemos a comunicação de projetos de extensão por meio de um fluxo dialógico que possibilite um maior alcance e engajamento. Propomos, assim, uma nova relação entre pesquisa e extensão, vista no modelo pela ótica da comunicação com a sociedade ([Vogt, 2003, 2012; Vogt & Morales, 2018).

Metodologia:

* Levantamento periódico dos projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade. .
* Apuração com os pesquisadores/coordenadores dos projetos selecionados.
* Redação de roteiro para o vídeo e spot para rádio.
* Revisão do roteiro e agendamento das gravações.
* Gravação dos vídeos e áudios, tendo-se como ênfase a participação de atores externos à Universidade.
* Edição dos vídeos e áudios e revisão.
* Veiculação dos conteúdos nas mídias institucionais.
* Veiculação dos áudios - spots - na Rádio Universitária.
* Monitoramento do alcance e engajamento das diferentes formas de comunicação realizadas.
* Avaliações qualitativas por meio da aplicação de questionários dirigidos aos coordenadores dos projetos participantes.

Impactos na Formação Discente: O projeto colabora para a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação que atuam no projeto, tanto na forma de bolsista do Projeto Fapemig, quanto no âmbito do Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA), especificamente na modalidade Programa de Aprendizado Técnico (Proat). O projeto poderá servir ainda para apoiar os colegiados de extensão nas unidades acadêmicas, ampliando o debate sobre os fatores que envolvem o processo de curricularização da extensão ou creditação (curricular) da extensão.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A relação entre ensino, pesquisa e extensão está no cerne da proposta, fortalecendo a comunicação pública dos projetos de extensão e sua vinculação com as demais missões da Universidade. Os produtos previstos (vídeos, áudios e textos a eles relacionados) pressupõe uma relação mais aproximada entre pesquisa e extensão nas mídias institucionais e externas, assim como a formação de novas redes de interação para o fortalecimento do ensino.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: No contexto da comunicação para além da academia, torna-se importante considerar as diferentes formas como a universidade pública impacta a sociedade, seja pelo ensino, pesquisa ou extensão. Para além da produção dos conteúdos propostos, incluimos como linha estratégica de ação o monitoramento e avaliação do projeto ao longo do tempo, buscando evidências desse impacto social para contribuir no gerenciamento dos processos comunicativos. É justamente por meio dos projetos de extensão que a sociedade participa de forma mais sistemática e ativa da rotina da universidade e o presente projeto busca reforçar a importância dessas ações e os efeitos desses fluxos no médio e longo prazo.

Resultados Esperados:

Produção e divulgação de 36 vídeos com a participação da sociedade em projetos de extensão em desenvolvimento ou já concluídos.
Produção e divulgação de 60 spots para a Rádio Universitária, relacionando os projetos de extensão e seus impactos na sociedade.
Participação de público não acadêmico na produção de conteúdos, gerando maior aproximação e menor constrangimento da audiência para o engajamento.
Maior representatividade do público não acadêmico nas comunicações institucionais e pertencimento da comunidade acadêmica nos processos relacionados aos fluxos dialógicos.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de projetos de extensão participantes.
Número de estudantes envolvidos na produção dos vídeos e spots.
Número de pessoas externas à academia participantes do projeto (citadas ou com participação direta nos projetos vinculados).
Número de pessoas alcançadas em cada publicação relacionada ao projeto.
Número de curtidas, compartilhamentos e comentários - Indicadores de engajamento das divulgações nas mídias institucionais.
Avaliações qualitativas ao final do projeto por meio da aplicação de questionários dirigidos aos coordenadores dos projetos participantes.

Cronograma:

Meses 1 a 6 - Redefinição de formato, levantamento dos projetos participantes e planejamento das gravações.
Meses 5 a 36 - Apuração com pesquisadores, desenvolvimento de roteiros, gravação, edição, revisão e publicações. O planejamento prevê a produção semanal de spots para a rádio .

Descrição Resumida: Projeto de Comunicação Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação (CPCTI) voltado para o alcance da sociedade, por meio da divulgação de projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • IZABELA SILVA DE SOUZA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • IZABELA SILVA DE SOUZA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 31/12/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CIBELE MARIA GARCIA DE AGUIAR PEREIRA

Setor: DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

E-mail Institucional: cibele.aguiar[em]ufla.br

E-mail Alternativo: cibele.aguiar2[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 22/05/2023 - 11:20:38

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: Nenhuma

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 14/07/2023 - 13:37:18

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CIBELE MARIA GARCIA DE AGUIAR PEREIRA: De 21/05/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
22/05/2023 - 11:38:54Projeto de Extensão enviado para a PROEC para aprovação. (ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SILVA)
14/07/2023 - 13:37:18Projeto de Extensão foi aprovado pela PROEC e registrado com sucesso. (PRISCILLA ROCHELE BARRIOS CHALFUN)
Autorização da Chefia

Link do Arquivo: .


Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos