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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 101/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projeto de Extensão Literatura e Outras Artes (PELOA)

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O Projeto de Extensão intitulado “Projeto de Extensão Literatura e Outras Artes” (PELOA) busca trazer para a comunidade interna e externa à Universidade Federal de Lavras (UFLA) uma iniciativa que promova o desenvolvimento da criticidade e dos conhecimentos artísticos, históricos, cultural, político e social dos participantes por meio de atividades sobre temáticas específicas, principalmente aquelas relacionadas aos objetos artísticos produzidos nos países de língua inglesa. As atividades que fazem parte dos cursos associados ao projeto e oferecidos regularmente ao longo do seu período de vigência, envolvem leituras e discussões e possibilitam aos participantes experienciar a multiplicidade de olhares em torno das obras escolhidas para que eles se libertem dos condicionamentos estéticos e troquem saberes frutos das interações entre eles e as obras ou entre os participantes. Diante disso, o PELOA engloba o tripé que caracteriza a missão da universidade, ou seja, toma, enquanto ensino e pesquisa, como referenciação teórica a experiência estética e a formação do leitor e realiza, enquanto extensão, cursos curtos planejados que associam literatura e outras artes.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: N. A.

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Online via GoogleMeet ou Zoom

Data de Início: 01/08/2023

Data de Término: 31/07/2025

Justificativa:

O projeto se justifica na medida em que visa integrar os três pilares da educação superior (ensino, pesquisa e extensão), uma vez que “as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa)” (BRASIL, p. 49). No âmbito do ensino, a proposta aqui apresentada satisfaz esta relação, porque está diretamente relacionada ao processo de formação de pessoas, uma vez que ofertará cursos para a comunidade interessada e também abrirá oportunidades para bolsistas interessados em refletir sobre propostas que trabalhem a relação entre literatura e outras artes. Quanto à pesquisa, a coordenadora dessa proposta pesquisa literatura em interseção com outras artes, principalmente a cinematográfica, e conta desenvolver pesquisa com os/as bolsistas interessados/as na área, podendo ou não fazer a interseção com o ensino.
Além disso, também se justifica por ser um instrumento promotor da formação cidadã e da experiência estética à disposição da comunidade participante que visa expandir o universo, o conhecimento sobre si e sobre o outro, e a consciência sobre a diversidade que os cerca por meio de cursos temáticos aplicados a diferentes manifestações artísticas, mas sempre em interação com a literatura.

Caracterização dos Beneficiários:

Bolsista(s) matriculado(s) no curso de graduação ou pós-graduação em Letras ou em Pedagogia interessado(s) em literaturas, principalmente as de língua inglesa, e em outras artes como fotografia, música, artes plásticas, anúncios publicitários e cinema a ser(em) selecionado(s) por Edital(is) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) que venha(m) a ser lançado(s) no período de vigência do “Projeto de Extensão Literatura e Outras Artes” (PELOA).
Cursos abertos à comunidade geral (20 participantes por curso).

Objetivos:

Geral: Ampliar a formação integral e a experiência estética dos/as participantes por meio de discussões sobre literatura e outras artes como artes plásticas, dança, arquitetura, música, fotografia, teatro e cinema.
Específicos: Expandir o mundo que cerca o/as participantes; conhecer a si e o outro por meio das manifestações artísticas; e promover a conscientização da pluralidade social, política, histórica e cultural.

Metas: Espera-se desenvolver regularmente com os bolsistas as etapas de escolha de temática e leitura teórica, da seleção e organização do material, do planejamento das atividades e do cronograma dos cursos de 10 horas de duração, da execução de três cursos ao longo de dois anos e da divulgação do resultado dos cursos por meio de apresentação em eventos científicos e na publicação de artigos ou capítulos de livros.

Fundamentação Teórica:

A experiência estética da literatura assim como a de outras artes favorece o contato direto do leitor/expectador com o objeto artístico, seja um texto, um quadro, uma escultura, uma música, um filme, uma coreografia, etc; serve de veículo de comunicação para mostrar aspectos culturais ou problemas sociais vividos por uma sociedade ou comunidade; e provoca os sujeitos a atribuir sentidos possíveis para suas indeterminações ou ambiguidades. Os formalistas russos admitem que os significados possíveis de um texto de literatura estão contidos no próprio texto e o papel do leitor é desvendá-los, interpretá-los. Jauss (1994), com a Teoria da Estética da Recepção, afirma que aquela teoria ignora o leitor, o principal destinatário da literatura, pois o texto literário, segundo essa teoria, é escrito para ser lido e vivenciado pelo leitor em determinado recorte espaço-temporal. Iser (1996) também questiona os formalistas russos. Na Teoria do Efeito Estético, Iser caracteriza o aspecto individual de cada leitor no processo de construção de sentido a partir da sua interação com o texto. Portanto, a experiência estética é capaz de emancipar o leitor, tornando-o capaz de compreender textos complexos ou outras artes e se envolver cognitiva e emocionalmente com os mundos possíveis a partir da relação entre texto ou objeto artístico e leitor.
Conforme Colomer (2007), as crianças, no início do processo de leitura e da vida escolar, se mostram entusiasmadas com esse universo. Para manter o estímulo à leitura, no entanto, é fundamental a escolha de textos literários adequados à faixa etária das crianças e que promovam e agucem a sua imaginação e criatividade, além de suas habilidades cognitivas. Para isso, faz-se necessário que a escola dê destaque à leitura literária para que os/as estudantes tenham uma experiência de leitura individual e compartilhada. Essa experiência não é intuitiva na sua totalidade, ela precisa ser guiada e aprendida na escola. Para entender o que os livros falam, precisa-se dominar os mecanismos de interpretação deles. A esse respeito Cosson (2012) afirma que “Ler implica troca de sentido não só entre o escritor e o leitor, mas também com a sociedade onde ambos estão localizados, pois os sentidos são resultados de compartilhamentos de visões do mundo entre os homens no tempo e no espaço” (COSSON, 2012, p. 27). Ou seja, a leitura só se completa quando a ligação de sentido entre o mundo do autor e do leitor se estabelece. Vale ressaltar, no entanto, que o leitor consciente e apto não é construído apenas na escola, a família também deve incentivar e praticar o gosto pela leitura em seu ambiente doméstico. Na ausência da família por razões socioeconômicas ou de outras ordens, essa tarefa fica somente com a escola.
É importante que o/a professor/a oriente o/a discente para a percepção das relações extratextuais que podem ser estabelecidas. Isso significa que a constituição do leitor ocorre de modo gradual mediante a fusão dos sentidos apresentados pela linguagem e da reflexão crítico-reflexiva do/a leitor/a. A linguagem no texto literário é uma estrutura apresentada de maneira inovadora, imaginativa e criativa para refletir a sensibilidade, as emoções, os anseios e as indignações do ser humano.
Assim o processo de conscientização dos/as alunos/as quanto à potência da leitura para a formação cidadã e para o desenvolvimento cognitivo, psicológico, político e ético e quanto ao domínio dessa habilidade aumentam as chances de se tornarem cidadãos cumpridores de seus deveres e exigentes de seus direitos.
Diante disso, a abordagem do texto literário como elemento importante para a formação do leitor crítico deve ser mais dinâmica e profunda, buscando compreender e analisar a sociedade exposta por meio da linguagem. No Brasil, no entanto, há um contingente de analfabetos que, por razões socioeconômicas, políticas e culturais, retarda o avanço em busca de uma sociedade intelectualmente autônoma e culturalmente elevada.

Metodologia:

As atividades do projeto compreendem em cursos temáticos de 10 horas aos interessados com duração de 2 horas por encontro que tem periodicidade variada dependendo dos objetos que compõem os cursos ou do volume de leitura. Durante cada encontro do curso, a coordenadora do projeto, o/a(s) bolsista(s) e o/as participantes discutirão um texto literário e uma outra produção artística relacionados à temática do curso, ou seja, utilizarão “metodologias participativas, no formato investigação-ação (ou pesquisa-ação), que priorizam métodos de análise inovadores, a participação dos atores sociais e o diálogo” (BRASIL, p. 51). No início de cada curso, a coordenadora mostra a lista dos objetos artísticos que serão utilizados bem como o planejamento das atividades durante o período de execução. Ela também explicará que para obter o certificado, o/a cursista deverá frequentar pelo menos 75% dos encontros. Depois da realização do curso, os proponentes devem refletir sobre o seu resultado bem como o feedback dos/as participantes que devem responder anonimamente a um questionário previamente elaborado com o objetivo de avaliar as dinâmicas utilizadas em cada encontro, o material artístico selecionado e a periodicidade dos encontros.
Antes de divulgar o curso, o projeto prevê as seguintes ações executadas pela coordenadora em conjunto com o/a(s) bolsista(s): pesquisa e estudo da fundamentação teórica que norteará os trabalhos; seleção e organização do material artístico conforme a temática desejada; planejamento das atividades e organização do cronograma ao longo do curso. O/a(s) bolsistas serão selecionado/(s) por meio de Edital aberto pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).

Impactos na Formação Discente: Espera-se que os/as discentes participantes enquanto bolsistas possam desenvolver suas habilidades como professores e como pesquisadores e enquanto cursantes das ofertas regulares possam desenvolver sua percepção estética que pode impactar em sua formação cidadã e de leitor do mundo que o cerca local e globalmente.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Para desenvolver o tripé da missão da universidade, começa-se primeiro com os aspectos de ensino e pesquisa. Quanto a esses fatores, o PELOA traz reflexão sobre a experiência estética com base na Teoria da Estética da Recepção e a Teoria do Efeito Estético de Jauss e Iser, respectivamente. Além disso, há uma preocupação com a formação do leitor, ou seja, as atividades programadas atuam no processo de conscientização do papel dos objetos artísticos para a formação cidadã e para o desenvolvimento cognitivo, psicológico, político e ético dos participantes. Os participantes têm a oportunidade de aprender e de pesquisar sobre essas experiências por meio das relações entre a literatura e as outras artes, como cinema, fotografia e artes plásticas. O pé da extensão se realiza por meio dos cursos que são planejados de acordo com uma temática e obras artísticas relacionadas, incluindo pelo menos um texto literário. Assim, ensino, extensão e pesquisa se interligam no desenvolvimento e na execução do PELOA.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Um projeto de extensão é uma atividade que visa a interação da universidade com a comunidade onde ela se localiza, buscando conscientizar, capacitar e difundir informação e tecnologia de interesse para a sociedade. Dessa forma, sociedade e academia aprendem e se desenvolvem, estabelecendo um ciclo virtuoso de interação e cooperação, buscando a dimensão formativa de ambos nesse processo, ou seja,
Por meio da linguagem conhecemos mundos. Por meio da educação formal, aprendemos novas formas de pensamento que transforma vidas. Por meio da literatura desenvolvemos um comportamento mais crítico e menos preconceituoso diante do mundo. (CASTRO; LERIA, 2020, p. 7)
Sendo assim, o Projeto de Extensão intitulado “Projeto de Extensão Literatura e Outras Artes” (PELOA) surgiu da necessidade de propiciar à comunidade interessada a oportunidade de desenvolver sua criticidade e de expandir seus conhecimentos artísticos, histórico, cultural, político e social, principalmente aqueles relacionados aos países de língua inglesa sobre diferentes realidades por meio de leituras e discussões. Como são muitas as possibilidades de interseção entre literatura e outras artes, discutiremos sobre como alguma temática está presente no universo que foi representado nas obras literária ou em outra forma artística selecionada.
Ao possibilitar que a comunidade participante experiencie a multiplicidade de olhares em torno das obras escolhidas, ela poderá se libertar dos condicionamentos estéticos prévios, trocar experiências e saberes e enxergar novas possibilidades na interação com a produção artística. Em outras palavras, “Entendemos que a experiência da leitura, o contato efetivo com o texto possibilita experimentar a sensação de estranhamento, o qual, por sua vez, estimula e contribui com sua [da comunidade] própria visão de mundo” (CASTRO; LERIA, 2020, p. 8). Portanto, os cursos associados ao Projeto de Extensão retromencionado e oferecidos regularmente ao longo do período de vigência na Universidade Federal de Lavras reforçam a missão da universidade brasileira com a formação cidadã e com o compromisso de disseminar conhecimento.

Resultados Esperados: Espera-se, ao final da execução do projeto, que o/a(s) participantes, tanto aqueles que auxiliaram na execução dos cursos como aqueles que se inscreveram neles, tenham ampliado o seu conhecimento literário e artístico, o seu senso crítico-reflexivo sobre as temáticas escolhidas, a sua visão de mundo, principalmente acolhendo a diversidade social, política, histórica e cultural e o seu conhecimento sobre si e sobre o outro. Além disso, espera-se apresentar em eventos acadêmicos e publicar os resultados da experiência em revistas ou livros da área.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Feedback dos participantes dos cursos (final) e dos organizadores (ao longo do processo) e discussão da equipe organizadora para fazer ajustes caso seja necessário. È necessário que o cursista tenha presença mínima de 75% dos encontros de duas horas.

Cronograma:

Em cinco etapas e em três ciclo: de ago. de 2023 a fev. de 2024; de abr. a out. de 2024; e de dez. de 2024 a jun, de 2025.
Além disso, há a participação de eventos e a escrita de artigos ou capítulos de fev. de 2024 a jul. de 2025.

Descrição Resumida: O “Projeto de Extensão Literatura e Outras Artes” (PELOA) busca trazer para a comunidade interna e externa à UFLA cursos que promovam o desenvolvimento da criticidade e dos conhecimentos artísticos, históricos, cultural, político e social dos participantes por meio de atividades, principalmente aquelas relacionadas aos objetos artísticos produzidos nos países de língua inglesa, ancoradas na experiência estética e na formação do leitor.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: ISABEL CRISTINA RODRIGUES FERREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

E-mail Institucional: isabelferreira[em]ufla.br

E-mail Alternativo: icrferreira[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 25/06/2023 - 00:49:46

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 26/06/2023 - 11:26:54

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • ISABEL CRISTINA RODRIGUES FERREIRA: De 25/06/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
26/06/2023 - 11:26:54Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RODRIGO GARCIA BARBOSA)
28/09/2023 - 16:24:31Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 101/2023 (PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

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Créditos