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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 83/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Introdução das práticas de jardinagem na Escola Municipal Doutora Dâmina do município de Lavras, Minas Gerais

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: A prática da jardinagem como ferramenta de ensino-aprendizagem, incorpora na rotina das pessoas, um novo olhar na relação entre homem e natureza. Por meio desse tipo de atividade, é possível desenvolver uma sensibilidade importante no cuidado com plantas, respeitando a dinâmica do ciclo de vida e as necessidades de cada espécie, e isso torna-se um incentivo para a preservação ambiental. Desta forma, com o intuito de promover a sensibilidade de crianças com a pauta ambiental, em um período de aprendizagem, objetiva-se por meio de atividades com técnicas de jardinagem, oferecer e desenvolver propostas visando o desenvolvimento da responsabilidade, trabalho colaborativo em equipe e fundamentos básicos de cuidado com a natureza.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Escola Municipal Doutora Dâmina, Lavras-MG

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização:

Escola Municipal Doutora Dâmina, Lavras-MG
Nepaflor-UFLA

Data de Início: 01/06/2023

Data de Término: 31/07/2025

Justificativa:

Professores e estudantes da escola
Discentes UFLA

Caracterização dos Beneficiários: Estudantes de ensino fundamental e médio

Objetivos:

- Desenvolver atividades com técnicas de jardinagem com os alunos do segundo ano integral da Escola Municipal Doutora Damina, e aplicar conhecimentos de jardinagem no planejamento e realização de um jardim nas dependências da escola, em uma área pré-estabelecida.
- Realizar atividades mensais para agregar conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade, trazendo, de maneira simples, conceitos sobre a natureza e espaços verdes, em um contexto urbano, que frequentemente fazem parte da vida dos alunos.
- Auxiliar na melhoria da qualidade da vida das pessoas inseridas no projeto ou que estarão em contato com os frutos do trabalho.

Metas:

- Desenvolver a sensibilidade dos alunos no contato com a natureza, assim como, ensinar técnicas e habilidades com a jardinagem. Assim, com as primeiras reuniões, no período dos primeiros 30 dias, será passado o conhecimento de materiais e métodos de jardinagem aos alunos da Escola Municipal Doutora Damina.
- No período dos primeiros 2 meses, é estimado a limpeza da área e primeiras atividades de montagem de um jardim em conjunto com todos os alunos.
- Após o primeiro contato com os materiais e metodologias utilizados para criação de jardins, é estimado a criação das primeiras etapas durantes os 4 meses excedentes ao início do projeto, aonde chegará na etapa de manutenção e reparos.
- Melhorar o trabalho coletivo, inserindo os alunos na tomada de decisões e deferindo atividades em conjunto para que suas relações sociais e com ambiente ocorram de forma positiva, por meio da jardinagem.
- Compartilhar com alunos de ensino fundamental, conhecimentos adquiridos na universidade, assim como compartilhar e trocar experiências acadêmicas.
- Durante os 7 meses de atividades, durante o ano de 2023, em parceria com professoras e discentes da UFLA, serão realizadas atividades de cunho prático, teórico e lúdico com finalidade de aprimorar as habilidades intersociais e manuais dos alunos da Escola Municipal Doutora Damina.
- Após encerramento das atividades previstas, será reorganizado o planejamento para o ano de 2024, com temáticas semelhantes trazendo a interação das crianças com meio ambiente e a prática sustentável de jardinagem.

Fundamentação Teórica:

Conforme as crianças e adolescentes passam uma grande parte de seu tempo na escola, a educação ambiental deve começar nesse ambiente, sendo muito importante sua função de fortalecer os valores de cuidado e respeito com o meio ambiente. Jacobi (2003), reafirma que, atualmente, a escola é principal ponto para adição de valores e atitudes correspondentes a sustentabilidade e equilíbrio ambiental.
A educação ambiental visa a desenvolver um sentimento de pertencer e a favorecer o enraizamento. O lugar em que se vive é o primeiro cadinho do desenvolvimento de uma responsabilidade ambiental, onde aprendemos a nos tornar guardiões, utilizadores e construtores (SAUVÊ, 2005). Onde, ao intencionalmente transformar um ambiente rotineiro de educação e ensino com atividades práticas aprimore o desejo de participar ativamente como indivíduos na realidade social de forma sustentável, fraterna e ética. Melhorando a qualidade de vida, noções de respeito e cooperação, sendo estes, valores de suma importância no desenvolvimento em ambiente escolar.
Gutiérrez e Prado citam que “A vida cotidiana é o espaço privilegiado de aprendizagem” (Gutiérrez e Prado, 2002), remetendo diretamente ao ambiente ao dia a dia, onde temos uma abertura para novos ensinamentos que devem ser incorporados no tempo de estadia das crianças no ambiente escolar.

Metodologia:

As atividades serão realizadas na Escola Municipal Doutora Damina, localizada na rua Pedro Moura, 269, bairro Centro, Lavras – MG. Serão utilizados os horários disponíveis pelo cronograma escolar para realização de atividades durante o período de 1h por semana. Os alunos vão receber instruções para prática da jardinagem, conhecendo conceitos básicos para poderem participar do trabalho realizado, desde o plantio, manutenção e os cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas e funcionamento de um jardim.
As atividades teóricas serão realizadas buscando trazer conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade, tratando de assuntos do dia a dia de forma simples e objetiva. O conteúdo será repassado por meio de palestras, conversas e apresentação de imagens e/ou vídeos. Os membros do NEPAFLOR irão se deslocar até a escola para a realização das atividades.

Impactos na Formação Discente: Ao trabalhar diretamente com a comunidade escolar, é possível ampliar os conhecimentos para além da sala de aula, levando em conta também a experiência adquirida ao colocar em prática dinâmicas e atividades de conhecimento prévio. A jardinagem, como atividade, abre um espaço para práticas sociais, tornando-se uma excelente estratégia para compreensão do efeito global das práticas sustentáveis e do trabalho coletivo como socialização. É fundamental que o discente, ao longo de sua formação, mantenha um contato próximo os valores éticos de compromisso com o meio ambiente e como a sustentabilidade tem um papel importante no processo social de conscientização. A prática educativa fortalece a comunidade com o desenvolvimento de valores e tornando a escola um objeto de mudança.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O NEPAFLOR, como uma entidade de extensão, visa realizar as atividades de introdução de jardinagem e manutenção de jardins. O trabalho confere o desenvolvimento de atividades da área de jardinagem e paisagismo, sendo a área de estudos do NEPAFLOR, possuindo membros totalmente capacitados para efetuar as demandas do projeto. Tudo que for produzido como resultado, irá acrescente profissionalmente os discentes envolvidos, acrescentando positivamente em sua carreira acadêmica como futuros profissionais qualificados. As atividades serão realizadas beneficiando a instituição Escola Municipal Doutora Dâmina, com a oferta de passagem dos ensinamentos adquiridos dentro do âmbito universitário. Proporcionando uma melhor qualidade de ensino sobre questões ambientais e um desenvolvimento sustentável.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A escola é um operante de conhecimento dentro do meio social, formando indivíduos que irão atuar em sociedade durante toda sua vida. Ao intervir, inserindo ensinamentos e práticas voltadas as relações com o meio ambiente e sustentabilidade, forma-se estudantes com um olhar crítico ao que acontece ao seu redor, maior autonomia em suas tomadas de decisões. É desenvolvido o trabalho em conjunto, melhorando as relações interpessoais, fazendo com que a comunidade trabalhe unidos para a melhoria de suas dependências. É de suma importância fortalecer o conhecimento ambiental, visando um futuro com maior qualidade de vida e geração de menos impactos negativos.

Resultados Esperados: Espera-se que a associação entre a Escola Municipal Doutora Damina e o núcleo de estudos NEPAFLOR traga benefícios para a comunidade ao compartilhar informações e desenvolver atividades práticas sobre jardinagem e meio ambiente. Espera- se também que com a criação de um jardim nas áreas da escola, eles sejam responsáveis por sua manutenção a longo prazo, e que por meio de atividades de cunho teórico e conhecimento das pautas citadas aos alunos do segundo ano integral, sejam efetivos. Portanto, é esperado uma melhora entre a relação dos alunos e a natureza, assim como, uma desenvoltura dos discentes inseridos no projeto ao terem contato com a realidade fora das estruturas acadêmicas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

- Os indicadores tem como função acompanhar o desenvolvimento e resultados alcançados no decorrer do desenvolvimento das atividades, estes serão avaliados de forma qualitativa e quantitativa.
Serão avaliados: produtividade da equipe, proatividade e iniciativas, assiduidade nas atividades e cumprimento de prazos. Serão avaliados também os resultados alcançados (alcance dos objetivos) em relação as atividades e a percepção do público-alvo.

Cronograma:

Planejamento das atividades: julho/agosto 2023
Apresentação do conteúdo teórico: 8 semanas iniciais de cada semestre
Desenvolvimento das atividades: 12 semanas
Avaliação, impressões e relatório final: 2 semanas

Descrição Resumida: Desenvolvimento de atividades com técnicas de jardinagem com os alunos da Escola Municipal Doutora Dâmina, e aplicar conhecimentos de jardinagem no planejamento e realização de um jardim nas dependências da escola, em uma área pré-estabelecida. Agregar conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade, trazendo, de maneira simples, conceitos sobre a natureza e espaços verdes, em um contexto urbano, que frequentemente fazem parte da vida dos alunos.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • PATRICIA DUARTE DE OLIVEIRA PAIVA - Início: 01/06/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • MARIZA MORAES PONCE - Tipo: Voluntário - Início: 01/06/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • CARMELIA MAIA SILVA - Tipo: Voluntário - Início: 01/06/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MARIANA DE VASCONCELOS DIAS - Tipo: Voluntário - Início: 01/06/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Cirlene Calixto da Silva - Início: 01/06/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • a - Início: 01/06/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Maria Aparecida Roquini Murad - Início: 01/06/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: PATRICIA DUARTE DE OLIVEIRA PAIVA

Setor: DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA

E-mail Institucional: patriciapaiva[em]ufla.br

E-mail Alternativo: patriciapaiva[em]dag.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 19/07/2023 - 11:01:15

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 20/07/2023 - 14:49:19

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PATRICIA DUARTE DE OLIVEIRA PAIVA: De 19/07/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
20/07/2023 - 14:49:19Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (DALYSE TOLEDO CASTANHEIRA)
22/07/2023 - 13:50:39Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 83/2023 (HELOISA OLIVEIRA DOS SANTOS)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos