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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 98/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: CINEPET

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta:

A atividade será desenvolvida pelo PET Engenharia Agrícola, sob o acompanhamento direto da tutora do grupo, profa. Mirléia Aparecida de Carvalho.
A proposta do projeto parte do princípio que os filmes são ferramentas atraentes para o discente porque trazem maior dinamicidade e praticidade para o ensino e, portanto, são instrumentos que podem complementar o conhecimento, pois contribuem para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal, além de promover a integração entre os envolvidos.
Pensando nisso, o objetivo deste projeto é utilizar os filmes como forma de conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; produtor de sentidos; e instrumento de integração.
A atividade será realizada mensalmente. Os filmes serão escolhidos previamente pelos membros do PET Engenharia Agrícola e serão exibidos no Anfiteatro de Engenharia Agrícola, da Escola de Engenharia, da Universidade Federal de Lavras. Logo após a exibição todos os participantes serão convidados para participar de uma mesa redonda.
A expectativa é que o momento reservado promova discussões, sob diferentes olhares e percepções, sobre temas considerados relevantes para boa formação do estudante. Todo processo será norteado pela tutora e por convidados.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: UFLA

Número Estimado de Participantes: 25

Locais de Realização: Anfiteatro de Engenharia Agrícola, da Escola de Engenharia, da Universidade Federal de Lavras

Data de Início: 01/10/2023

Data de Término: 31/03/2025

Justificativa:

A proposta do projeto parte do princípio que os filmes são ferramentas atraentes para o discente porque trazem maior dinamicidade e praticidade para o ensino e, portanto, são instrumentos que podem complementar o conhecimento, pois contribuem para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal, além de promover a integração entre os estudantes.
Vale salientar que é comprovado que quanto maior a integração entre os estudantes de uma instituição menor o índice de evasão.

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica e comunidade externa.

Objetivos: Utilizar os filmes como forma de conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; produtor de sentidos e instrumento de integração.

Metas:

Entre a comunidade acadêmica:
- Trazer maior dinamicidade e praticidade para o ensino.

Entre todos os participantes:
- Despertar a atenção à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar quem está assistindo.
- Promover o conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; e integração.
- Aprender, entre outros benefícios, o domínio da linguagem cinematográfica para que possam transitar com facilidade nos diferentes campos sociais.
- Desenvolver a percepção, aguçando suas funções sensoriais.
- Interação.

Fundamentação Teórica:

O ensino de literatura através do cinema deve ser visto como facilitador do conhecimento, visto que filmes são ferramentas atraentes para o aluno porque trazem maior dinamicidade e praticidade para o ensino. Fonte: TRABALHO_EV117_MD1_SA15_ID10922_16092018163255.pdf (editorarealize.com.br).
O cinema é constituído por imagem em movimento, as quais estão relacionadas diretamente com o cotidiano de cada indivíduo, ou seja, com a cultura, com a identidade e tudo aquilo que ele representa na sociedade. É importante trabalhar o cinema e a linguagem cinematográfica no cotidiano escolar com crianças e adolescentes, seja em ambiente formal ou não formal de ensino, porque eles precisam aprender, entre outros benefícios, o domínio da linguagem cinematográfica para que possam transitar com facilidade nos diferentes campos sociais. Fonte: Cinema na Escola - Brasil Escola (uol.com.br).
Por outro lado, o filme contribui para despertar a atenção dos estudantes à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar quem está assistindo. Até porque as imagens e o som estimulam mais facilmente o cérebro dos alunos, facilitando a compreensão do tema passado. Fonte: Cinema na escola: saiba a importância e como usar essa estratégia (imaginie.com.br).
O cinema na escola é, sem dúvida, uma das estratégias para ampliar o conhecimento dos alunos. A importância disso fez com que o Ministério da Educação incluísse um item específico na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina a exibição de filmes produzidos no Brasil por duas horas por mês (pelo menos). Pesquisas feitas para fundamentar a mudança sinalizam que a atividade tende a desenvolver a percepção dos estudantes, aguçando suas funções sensoriais. Fonte: Como o cinema na escola pode melhorar o desempenho dos alunos (jornadaedu.com.br)

Metodologia: A atividade será realizada mensalmente. Os filmes serão escolhidos previamente pelos membros do PET Engenharia Agrícola e serão exibidos no Anfiteatro de Engenharia Agrícola. Logo após a exibição todos os participantes serão convidados para participar de uma mesa redonda. A expectativa é que o momento reservado promova discussões de temas relevantes sob diferentes olhares e entendimentos. Todo processo será norteado pela tutora e por convidados

Impactos na Formação Discente:

- Trazer maior dinamicidade e praticidade para o ensino.
- Aprender, entre outros benefícios, o domínio da linguagem cinematográfica para que possam transitar com facilidade nos diferentes campos sociais.
- Despertar a atenção à medida que traz, de modo diferenciado, conteúdos necessários à formação curricular, sendo apresentados por uma linguagem interativa e que tende a sensibilizar quem está assistindo.
- Desenvolver a percepção, aguçando suas funções sensoriais.
- Promover o conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; e integração.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: A atividade será aberta ao público em geral (comunidade acadêmica e externa). E serão analisados os resultados quanto o uso da linguagem cinematográfica como forma de conhecimento; disposição didática; estudos culturais; aspectos sensíveis e criativos; produtor de sentidos e instrumento de integração. Portanto, as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão estarão intimamente relacionadas neste projeto.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: A atividade visa complementar a formação discente contribuindo para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal de futuros profissionais que passarão a contribuir positivamente com a sociedade.

Resultados Esperados: A expectativa é que o momento reservado promova discussões sobre temas considerados relevantes para boa forma do estudante sob diferentes olhares e entendimentos e contribua para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal, além de promover a integração entre os estudantes.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Dar-se-á por meio da avaliação das respostas ou reações dos envolvidos sobre a atividade e da verificação do número de participantes.

Cronograma: Apresentação mensal com início em outubro de 2023 até março de 2025.

Descrição Resumida: A proposta do projeto parte do princípio que os filmes são ferramentas atraentes para o discente porque trazem maior dinamicidade e praticidade para o ensino e, portanto, são instrumentos que podem complementar o conhecimento, pois contribuem para o desenvolvimento cultural, intelectual e pessoal, além de promover a integração entre os envolvidos.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

E-mail Institucional: mirleia[em]ufla.br

E-mail Alternativo: mirleiaap[em]deg.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/09/2023 - 17:15:30

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 13/09/2023 - 11:52:44

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO: De 12/09/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
13/09/2023 - 11:52:44Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (LUIZ GONSAGA DE CARVALHO)
27/09/2023 - 22:49:52Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 98/2023 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos