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Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 20/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Olimpíada de Mídias sociais, Educação e Ciência - Campus Paraíso

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O presente projeto de extensão tem como objetivo promover a popularização da ciência e educação desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) através de uma Olimpíada de criação de mídias digitais em diferentes plataformas sociais. Serão incentivadas a criação de vídeos, animações, músicas bem como outros conteúdos digitais voltados às mídias sociais com conteúdo de educação e ciência, para todos os níveis de ensino, do básico ao superior.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Campus Sede

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Laboratórios e Auditórios da UFLA - Campi sede e Paraíso

Data de Início: 01/01/2024

Data de Término: 31/12/2033

Justificativa: A utilização de vídeos como fonte de estudo é uma realidade que está presente há muitos anos. Plataformas como YouTube competem com as bibliotecas, a busca por vídeos para esclarecimento de dúvidas e compreender conceitos competem as pesquisas em livros e até mesmo o questionamento com professores em sala de aula. A produção e quantidade de vídeos (amadores e profissionais) de conteúdo científico e educacional cresce diariamente e não é mais dominada somente por “youtubers” entusiastas das ciências. Agora as redes sociais e diversas plataformas são alimentadas com material de pesquisadores e professores do ensino básico e superior. A mudança para este cenário já era iminente, uma vez que as gerações de estudantes que nasceram no período pós internet (nativos digitais), passam grande parte do seu tempo fazendo uso de tecnologias digitais. O catalisador para a transformação que levaram os docentes a “produtores de conteúdo digitais” em pouco tempo foi sem dúvida o período da pandemia da COVID-19, que obrigou escolas e universidades a serem fechadas. O professor se viu obrigado a trabalhar de forma remota e uma das maneiras mais eficazes de transmitir o conteúdo foi através de reuniões online com os estudantes. A justificativa e relevância do projeto reside na grande demanda atual para produção de videoaulas, tutoriais e material online de qualidade para as diversas mídias digitais. Os estudantes utilizam cada vez mais estes recursos ao invés de livros físicos. Um outro aspecto que justifica o presente projeto é que, com a curricularização da extensão, haverá uma grande demanda de projetos de extensão que se apresente como multidisciplinar e que possa atender os mais diversos cursos.

Caracterização dos Beneficiários: Podemos dividir os beneficiários em dois grupos: desenvolvedores de conteúdo (estudantes da UFLA) e o público em geral (usuários digitais dos conteúdos desenvolvidos). O projeto busca, assim, utilizar as mídias sociais para incentivar o pensamento crítico, a participação cívica e a valorização das culturas locais e nacionais. Além disso, a diversidade cultural, presente na UFLA devido à presença de estudantes de várias regiões do Brasil, é uma riqueza a ser explorada, valorizando diferentes saberes e perspectivas.

Objetivos:

Como objetivo principal, o presente projeto visa otimizar a divulgação e popularização do Ensino e Pesquisa através da produção de conteúdos digitais.

Como objetivos específicos:
-Promover uma olimpíada de mídias digitais para redes sociais, através de edital próprio, para divulgação de ciência e educação;
-Ser um projeto auxiliador para as disciplinas de curricularização da UFLA;
-Estimular a comunidade acadêmica e região na produção de conteúdos educacionais e científicos de qualidade em formato de vídeos e animações;
-Catalisar o processo de transformação de professores, pesquisadores, alunos e técnicos em produtores de conteúdos para diversas plataformas de mídias sociais;
-Divulgar a produção de ciência e educação da Universidade Federal de Lavras.

Metas:

Divulgação da Ciência e Educação em redes sociais: Criação de um portal virtual para popularizar conceitos científicos de maneira acessível, abordando temas relevantes para a comunidade acadêmica e o público em geral. Garantir que as informações científicas e educacionais sejam precisas e baseadas em fontes confiáveis.

Reconhecimento: Criar uma premiação para a olimpíada, de forma a valorizar os melhores conteúdos produzidos.

Fundamentação Teórica:

As Olimpíadas Acadêmicas são competições que testam o conhecimento e as habilidades dos participantes em diversas disciplinas, como Matemática, Ciências, Informática e muitas outras. Esses eventos desempenham um papel vital na promoção da excelência acadêmica e na colaboração entre estudantes de todo o mundo.
Ao participar dessas competições desafiadoras, os estudantes são incentivados a expandir seus conhecimentos e habilidades, buscando soluções criativas para problemas complexos. Isso não apenas aprimora seu domínio do conteúdo acadêmico, mas também desenvolve suas habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e raciocínio lógico.
Além disso, as Olimpíadas Acadêmicas promovem a colaboração global. Os estudantes competem não apenas com seus colegas locais, mas também com jovens brilhantes de todo o mundo. Essa interação permite a troca de ideias, a compreensão de diferentes abordagens para problemas e o estabelecimento de laços culturais e acadêmicos. A colaboração transcultural fomentada pelas Olimpíadas contribui para um entendimento mais amplo e inclusivo da educação, bem como para o desenvolvimento de relações globais positivas.
A presente proposta, visa inovar a divulgação científica utilizando metodologias modernas, tais quais utilização de ferramentas tecnológicas e mídias sociais para atingir tal objetivo. Estas divulgações podem ser realizadas através de imagens, animações e vídeos.
Felcher et. al. (2017) investigaram sobre a relevância da produção de vídeos por estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática e concluíram que é uma importante prática pedagógica, que os mesmos tiveram a oportunidade de aprender mais matemática e refletir sobre ela.
Em 2018, a empresa de educação PEARSON promoveu uma pesquisa a nível nacional nos Estados Unidos para destacar as diferenças e semelhanças entre as gerações Z e os Milenions. Os resultados encontrados indicaram que o professor é classificado como a principal “ferramenta” para aprendizagem” e em seguida o Youtube. Além disso, aulas, livros, atividades presenciais ficaram bem atrás dos dois primeiros colocados. Mais ainda, a Geração Z classificou o YouTube e vídeos como seus métodos preferidos para aprender como uma margem bem significativa com relação aos Milenions.
Felcher et. al. (2000) conduziram uma pesquisa nas universidades públicas do Rio Grande do Sul para compreender a influência da utilização de vídeos educacionais do portal YouTube no processo de formação inicial de professores. O público-alvo foram estudantes de 3 cursos de licenciatura, dentre eles o de Licenciatura em Matemática. Os resultados obtidos foram que a grande maioria dos estudantes assistem vídeos para fins educacionais no YouTube, liderados pelo licenciandos em Matemática. Estes justificam o uso para esclarecer dúvidas.
Produzir e compartilhar vídeos é uma tarefa que é facilmente realizada devido ao fácil acesso a equipamentos que permitem isso (smartphones e notebooks). Temos então um recurso de ensino e aprendizagem a disposição, a produção de vídeos/animações educativos.

[FELCHER20] Carla Denize Ott Felcher, Crisna Daniela Krause Bierhalz, Vanderlei Folmer. “A importância de vídeos educacionais do YouTube na formação inicial de professores”. Revista Brasileiro de Ensino de Ciência e Tecnologia. v. 13, n. 2 (2020);
[PERSON] PEARSON. New Research Finds YouTube. Video Drives Generation Z Learning Preference. 2018;
[FELCHER17] Produzindo vídeos, construindo conhecimento: Uma investigação com acadêmicos da Matemática da Universidade Aberta do Brasil (2017).

Metodologia: A presente proposta tem como principal método a criação de um edital (anual ou semestral) na qual visa a divulgação, inscrição, bem como regulamentação para a Olimpíada de Mídias sociais, Educação e Ciência no Campus Sede e Campus Paraíso. Este edital pode ser individual ou para ambos os Campi.

Impactos na Formação Discente: Para os discentes é fundamental experimentar novas tecnologias digitais que poderão ser empregadas na sua prática e usadas como aliadas no processo de ensino e aprendizagem. A oportunidade de participar de uma olimpíada contribuirá de forma significativa para o futuro profissional. Os vídeos produzidos pelos próprios discentes podem ser ferramentas para os docentes, tornando as aulas mais produtivas e dinâmicas, retendo o engajamento dos seus estudantes.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

A produção dos materiais propostos no presente projeto já está diretamente relacionada ao ensino, pesquisa e extensão. Os materiais digitais produzidos são para divulgar a ciência e educação, seja ilustrando um conceito, resolvendo exercícios, esclarecendo dúvidas ou apresentando uma nova teoria.
A divulgação de pesquisas científicas através de vídeos é uma demanda atual urgente. O projeto pode contribuir neste aspecto auxiliando pesquisadores na criação de animações que ilustram conceitos de suas teorias. Também existe uma demanda para pesquisas que avaliem o impacto da utilização de vídeos nas práticas pedagógicas dos professores. O projeto poderá gerar dados importantes para pesquisadores da Educação.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Os materiais produzidos pelos participantes do projeto serão disponibilizados para a sociedade em geral. Desta forma, o projeto tem o potencial de auxiliar no aprendizado através de vídeos que busquem esclarecer dúvidas e ilustrar conceitos que possam ser complexos. A divulgação das pesquisas através de vídeos contribui com a popularização do conhecimento em geral, revelando que esta é uma ciência milenar que segue em plena atividade e não limitada ao que se aprende no currículo das escolas.
A produção de vídeos em geral para as mais diversas plataformas (Youtube, Twitch) e redes sociais (Instagram, Facebook, Whatsapp, TikTok) faz parte do cotidiano da sociedade atual, principalmente da geração de nativos digitais. Incentivar nas escolas e universidades a produção de vídeos com conteúdo matemático como um processo de ensino e aprendizagem traz uma ferramenta de estudo capaz de gerar maior engajamento dos alunos. Diante o exposto, a Olimpíada irá potencializar este processo.

Resultados Esperados:

Espera-se criar conteúdo que seja facilitador para conceitos e resultados tanto para Ensino Básico quanto para Ensino Superior. Espera-se que o projeto atenda às demandas dos diferentes cursos da UFLA, bem como a divulgação da ciência e educação para toda a sociedade.
Como os materiais serão divulgados para a sociedade, espera-se um engajamento e participação da comunidade, seja como produtor ou consumidor dos materiais disponibilizados.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Os indicadores de acompanhamento e avaliação podem ser feitas pelos números:

-Alunos participantes do projeto;
-Número de conteúdo gerado;
-Número de visualizações dos conteúdos gerados em vídeos disponibilizados nas diferentes redes sociais.

Cronograma:

Data Prevista Para Início: 01/01/2024
Data Prevista Para Término: 31/12/2033

O projeto visa a criação da olimpíada anualmente.

Descrição Resumida: O presente projeto de extensão tem como objetivo promover a popularização da ciência e educação desenvolvidas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) através de uma Olimpíada de criação de mídias digitais em diferentes plataformas sociais. Serão incentivadas a criação de vídeos, animações, músicas bem como outros conteúdos digitais voltados às mídias sociais com conteúdo de educação e ciência, para todos os níveis de ensino, do básico ao superior.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • SAULO ROCHA FERREIRA - Início: 25/10/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: NELSON ANTONIO SILVA

Setor: INSTITUTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

E-mail Institucional: nelson.silva[em]ufla.br

E-mail Alternativo: nelsonmath005[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 25/10/2023 - 09:24:11

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 06/06/2024 - 17:38:46

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • NELSON ANTONIO SILVA: De 25/10/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
05/02/2024 - 09:38:54Projeto de Extensão aprovado pelo Colegiado de Extensão e enviado para o Diretor para aprovação. (DIONE ANDRADE LARA)
06/06/2024 - 17:38:46Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 20/2024 (FERNANDO HENRIQUE FERRARI ALVES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos