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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 10/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projeto M.I.C.R.O

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto M.I.C.R.O tem como objetivo aproximar estudantes da escola infantil, ensinos fundamentais e médios do conhecimento científico relacionados à microbiologia e outras áreas das Ciências Biológicas de forma simples, lúdica, atual, participativa, inclusiva.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 250

Locais de Realização:

Laboratório de Biotecnologia Ambiental, DBI,Universidade Federal de Lavras
Escolas públicas e privadas da cidade de Lavras

Data de Início: 11/12/2023

Data de Término: 11/12/2030

Justificativa:

A microbiologia é uma área da ciência com atuação direta na indústria, na preservação e recuperação do meio ambiente bem como impacta na saúde humana. Diante disso, é importante que os estudantes desde os primeiros anos de escolarização aprendam a perceber e reconhecer a ação dos microrganismos no seu dia-a-dia. Outros fenômenos ou conceitos biológicos de outras áreas da Biologia também poderão ser trabalhados, se assim for necessário. Assim, o projeto irá Promover o interesse pela ciência e pela microbiologia entre alunos da Educação básica até o ensino médio;
Proporcionando um ambiente educacional lúdico e interativo para a aprendizagem da microbiologia e áreas afins e vai permitir que conhecimentos básicos das ciências sejam percebidas no cotidiano.

Caracterização dos Beneficiários: O projeto atenderá estudantes de escolas privadas e públicas, preferencialmente de escolas públicas, de diferentes faixas etárias e condições socioeconômicas de modo a diminuir a desigualdade de oportunidades oferecidas pelas instituições de ensino. Além disso, será uma forma de incentivar e aproximar os estudantes do Ensino médio das escolas públicas da UFLA. É impressionante que muitos estudantes do EM que moram em Lavras não imaginam que podem estudar na UFLA e mudar o futuro deles.

Objetivos:

Os objetivos gerais do projeto é permitir que estudantes de todas as idades e séries escolares tenham contato com a Ciência e o fazer ciência através da Microbiologia além de conhecer e reconhecer a ação dos microrganismos em vários processos e produtos do dia-a-dia do estudante. O projeto pode também abranger outras áreas dentro da Biologia, caso seja a necessidade da escola atendida.

Objetivos Específicos:
- Realização de atividades práticas que envolvam a manipulação de microrganismos com segurança;
- Aprendizagem sobre as diferentes formas de vida microscópica e suas características;
- Compreensão das funções e aplicações dos microrganismos em diversos campos, tais como saúde, meio ambiente e indústria;
- Estimular a curiosidade e a experimentação por meio de atividades inovadoras e desafiadoras;
- Estimular a criatividade e iniciativa por meio da elaboração de projetos e experimentos;
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em grupo.

Metas:

*Nos primeiros 3 meses do projeto
-Reuniões com diretores/coordenadores de escolas públicas para expor o Projeto e traçar estratégias para a realização das atividades bem como coletar possíveis demandas.
- Produzir material didático como cartilhas, folders, moldes 3D sobre bactérias, fungos, vírus e protozoários para diferentes faixas etárias.
*De 4 a 6 meses do projeto
- Produzir material didático como cartilhas, folders, moldes 3D sobre preservação e recuperação do meio ambiente para diferentes faixas etárias.
- Produzir material didático como cartilhas, folders, moldes 3D sobre os microrganismos e a saúde humana (higiene pessoal, probióticos, etc) para diferentes faixas etárias.
*De 7 a 9 meses do projeto
- Produzir material didático como filmes, moldes 3D e outros recursos para estudantes com deficiências audiovisuais de modo que as aulas sejam também inclusivas.
- Produzir material didático para os professores desenvolverem atividades práticas com os estudantes mesmo quando a escola não dispor de laboratórios específicos de ciências.
*De 10 a 12 meses do projeto
- Realizar as atividades/aulas com os estudantes das escolas públicas e privadas.
- Estabelecer critérios para avaliação da condução do projeto.
- Apresentar os resultados do projeto no CONEX/UFLA.

Fundamentação Teórica:

Vários aspectos influenciam a aprendizagem. Num contexto escolar, onde na mesma sala de aula há vários alunos, é difícil garantir que todos estejam aprendendo, de fato. Quando uma atividade nova é proposta, especialmente por pessoas não comuns do ambiente escolar, parece que há uma tendencia no aumento da curiosidade e isso gera maior atenção e interesse que pode favorecer o aprendizado. Desconsiderando outras possíveis causas do não aprendizado, aqui nós focaremos nas diferentes maneiras de aprender. Apesar de haver controversas se o indivíduo é que possui um “estilo” específico ou se se refere ao conteúdo abordado que remete às estratégias diferentes para maior aprendizado, o certo é que podemos usar diferentes maneiras de ensinar e ensinar para um aprendizado significativo.
Objetivando a melhoria da aprendizagem do aluno vale aprofundar na interação entre educador e educando em sala de aula considerando os diferentes estilos de aprendizagem e aplicando as abordagens e estratégias mais adequadas para cada caso.
O que é Aprendizagem?
Segundo De Aquino (2007), “a aprendizagem refere-se à aquisição cognitiva, física e emocional, e ao processamento de habilidades e conhecimento em diversas profundidades, ou seja, o quanto uma pessoa é capaz de compreender, manipular, aplicar e /ou comunicar esse conhecimento e essas habilidades” (DE AQUINO, 2007, p. 6). Segundo Illeris (2013), “Qualquer processo que, em organismos vivos, leve a uma mudança permanente em capacidades e que não se deva unicamente ao amadurecimento biológico ou ao envelhecimento” (ILLERIS, 2013, p. 3).
DOMÍNIOS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Domínios. Importa primeiro conhecer o conceito de domínio de aprendizagem para depois abordar os estilos de aprendizagem. Bloom (1972) e outros pesquisadores estabeleceram uma divisão didática por domínios para definir a taxonomia dos objetivos de aprendizagem que ajuda no planejamento da aula. A aprendizagem pode se dar em três domínios diferentes, como apresenta De Aquino (2007):
Físico: ligado aos 5 sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato. O ser humano escolhe uma maneira preferencial para coletar informações e para processá-las apesar de usar todos os sentidos para aprender. Por exemplo, nos estilos visual, auditivo e tátil-sinestésico de aprendizagem.
Cognitivo: relacionado à como a pessoa pensa. Embora todos usem o pensamento para aprender, para alguns o processamento da informação coletada pode ser mais físico ou emocional. Uma pessoa com predominância mental no processo de aprendizagem dará ênfases à resolução de problemas, brainstorming e outras atividades cognitivas.
Emocional: refere-se à forma como o indivíduo se sente em termos psicológicos e fisiológicos. Existem fatores internos que influenciam a capacidade de aprender, por exemplo, fome, sede, doença e outros fatores psicológicos internos. Também existem fatores externos, por exemplo, conforto ambiental, temperatura, luminosidade, barulho e fatores psicológicos externos.
Já a qualificação da energia consciência depende dos padrões de sentimentos, pensamentos e conduta de cada pessoa.
Estilos de aprendizagem. São “as competências pessoais dos aprendizes para processar informação em um ambiente de aprendizado”. Os estilos são um meio pelo qual as pessoas “coletam e selecionam informações para depois processá-las e usam significados, valores, habilidades e estratégias para solucionar problemas, tomar decisões e criar novos significados” (DE AQUINO, 2007, p. 44).
Definição das inteligências múltiplas
Definimos as inteligências múltiplas como oito capacidades cognitivas que todos possuímos em certo nível. Essas capacidades são relativamente autônomas e foram definidas a partir do estudo das habilidades mentais identificadas por meio de um estudo de casos particulares (como os exemplos que definimos anteriormente). Os diferentes tipos de inteligência podem ser desenvolvidos através da prática e do reforço, por isso não são completamente inatos, o potencial humano desempenha um papel muito importante na promoção das inteligências múltiplas, de acordo com Gardner.

São elas:
inteligência linguística-verbal; inteligência física-cinestésica; inteligência lógico-matemática; inteligência espacial; inteligência musical; inteligência interpessoal; inteligência intrapessoal; inteligência naturalista
Nosso objetivo é propor atividades que usem as diferentes inteligências para uma aprendizagem significativa e inclusiva pelo projeto M.I.C.R.O.

Metodologia:

O projeto será dividido em 2 etapas. A primeira etapa será realizada exclusivamente com os discente graduandos e pós-graduandos da UFLA, membros do Núcleo de estudos em Microbiologia Ambiental e Industrial, que consistirá da elaboração de todo material que será necessário para as atividades que serão realizadas no ambiente escolar. A equipe já tem tido experiência ao realizar essas atividades periodicamente com algumas escolas particulares da cidade de Lavras. Diante dessa experiencia, ficou evidente que alguns temas básicos da microbiologia são usualmente requeridos como reforço ou complemento de conteúdos já ministrados em sala de aula. Por isso, haverá a elaboração prévia de materiais didáticos sobre os temas de microbiologia básica, preservação ambiental, e saúde humana.
A segunda etapa do projeto será a execução das atividades no ambiente escolar ou até mesmo no ambiente da UFLA. Aqui, nosso interesse não é somente ministrar o conteúdo preparado mas instigar o espirito científico nos alunos e aproximá-los da realidade universitária para que no momento certo, seja a realidade de estudo deles.

CARTILHAS
As cartilhas de autoria dos discentes da UFLA serão confeccionados utilizando-se ferramentas on line com desenhos e textos simples e didáticos com linguagem apropriada a cada faixa etária.

VÍDEOS
Alguns vídeos poderão ser produzidos utilizando-se recursos onj line gratuitos envolvendo os 3 grandes temas do projeto (estrutura dos microrganismos. Saúde e preservação do meio ambiente)

MODELOS DIDÁTICOS
Modelos didáticos das estruturas de bactérias, leveduras, fungos filamentosos, vírus e protozoários serão construídos em 3D, respeitando-se as escalas de tamanhos de cada um. A modelagem é importante para todos os discentes, mas especialmente para os deficientes visuais.

LABORATÓRIOS VIRTUAIS
Algumas instituições de ensino superior nacionais e internacionais durante a pandemia disponibilizaram de forma gratuita, recursos digitais para aprendizagem em várias áreas, inclusive na área de Microbiologia. Esses recursos continuam disponíveis atualmente e é uma ferramenta eficiente para os locais que não dispõem de laboratórios. Basta ter acesso à internet.

CARTAZES E MODELOS EM PAPEL
A depender do assunto a ser tratado e da faixa etária, modelos de bocas, dentes, cáries, etc podem ser confeccionados em papel em tamanho didático ou realista a depender dos objetivos.

OUTROS
A depender da necessidade e do tema abordado, outros tipos de materiais poderão ser confeccionados, como músicas, jogos etc.

Impactos na Formação Discente: Os discentes da Ufla envolvidos nas atividades passam a ter visão crítica-construtivista nas suas ações docente, aprimoramento técnico-científico, aumento da capacidade de comunicação para diferentes faixas etárias, atualização constante do conhecimento, aumento da capacidade de trabalho em grupo. Ou seja, há ganho em hard e soft skills, integrando inter, intra e a multidisciplinariedade. Permitirá a articulação permanente do conhecimento com o ensino e a pesquisa”.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Todo o conhecimento que será trabalhado é fruto de atividades de pesquisa e ensino, culminando na atividade de extensão. Parte do conhecimento a ser transmitido é fruto dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos integrantes do NEMAI (Núcleo de Extensão em Microbiologia ambiental e Industrial. Parte é conhecimento divulgado em artigos científicos em revistas científicas de qualidade internacional reconhecidas

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

O primeiro impacto para a sociedade é o aprimoramento do conhecimento dos estudantes que impactarão nas suas famílias, capacitando os estudantes a um pensamento crítico para oferecer transformação para a sociedade.
Esse projeto permitirá a troca de conhecimentos com a participação e o contato com as situações presentes no contexto social., com o contínuo aperfeiçoamento técnico-científico, que envolve diferentes ações entre o ensino, a pesquisa e a inter-relação solidária. A prioridade, será atender às necessidades das escolas assistidas, fomentando o exercício da cidadania.
O projeto M.I.C.R.O vai contribuir para o desenvolvimento de análise crítica dos problemas de saúde/sociais da comunidade e de estratégias de ensino e pesquisa, que possam modificar a realidade dos estudantes e de suas famílias.
A construção dos planos de ação a partir do levantamento das necessidades de determinado contexto junto aos atores sociais possibilita uma intervenção precisa para a transformação de indicadores do mesmo contexto.

Resultados Esperados:

A partir das atividades propostas, espera-se para os discentes da UFLA tenham aprimorado suas habilidades de comunicação e aperfeiçoamento da linguagem cientifica de modo compreensível para todas as idades escolares, de modo a facilitar o acesso das descobertas cientificas à sociedade e essa se beneficiar aplicando esses conhecimentos. Espera-se também que o saber do conhecimento científico seja propagado às famílias, ampliando assim para a sociedade.
Para os estudantes das escolas, espera-se que haja uma nova oportunidade de atualização do conhecimento uma vez que, de modo geral, são alunos que estudam em escolas onde não há laboratórios disponíveis ou aulas práticas. Também o material didático são livros que por sua natureza têm um tempo maior para atualizações. Espera-se também que o projeto abra um caminho para que os estudantes, especialment5e das escolas públicas, para um futuro como estudantes de uma universidade.
O projeto M.I.C.R.O. também disponibilizará material para os professores das turmas que o projeto irá trabalhar de modo que poderá ser usado em outras turmas e anos escolares, de modo que um maior número de estudantes seja atendido.
Com todas as ações do projeto busca-se em último nível mudança de comportamento, quebras de paradigmas, atualização do conhecimento, aproximação do teórico e prático vivenciado pelas expe4riencias cotidianas, maior compreensão dos fenômenos científicos, exercício de pensamento crítico, uso de tecnologia para uma fins de aprendizagem e não somente por diversão.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

META 1- Contato com as escolas, diagnosticar as principais necessidades a serem atendidas e traçar plano de ação usando o Box Message.
Tempo estimado: durante todo o ano, quando necessário.
Entregáveis: Contato efetivo com as escolas, Box message pronto para cada faixa etária e/ou conteúdo a ser trabalhado.

META 2- Elaboração de material didático , físico ou on line, de acordo com o proposto no Box message.
Tempo estimado; 2-3 meses (de cada ano letivo|)
Entregáveis: material didático elaborado, seja modelos, jogos, simulações, etc

META 3- Aplicação do material didático n as salas de aula das escolas.
Tempo estimado; 2-3 meses (de cada ano letivo|)
Entregáveis: Desenvolvimento

Cronograma:

META 1- Contato com as escolas, diagnosticar as principais necessidades a serem atendidas e traçar plano de ação usando o Box Message.
Tempo estimado: durante todo o ano, quando necessário.

META 2- Elaboração de material didático , físico ou on line, de acordo com o proposto no Box message.
Tempo estimado; 2-3 meses (de cada ano letivo|)

META 3- Aplicação do material didático n as salas de aula das escolas.
Tempo estimado; 2-3 meses (de cada ano letivo)

Descrição Resumida: O projeto M.I.C.R.O tem como objetivo aproximar estudantes da escola infantil, ensinos fundamentais e médios do conhecimento científico relacionados à microbiologia e outras áreas das Ciências Biológicas de forma simples, lúdica, atual, participativa, inclusiva.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • CRISTINA FERREIRA SILVA - Início: 12/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

  • CLARA RESENDE DE SOUZA CASTRO - Tipo: Bolsista - Bolsa Não Institucional - Início: 12/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • NAYARA APARECIDA SANTOS RIBEIRO - Tipo: Bolsista - Bolsa Não Institucional - Início: 12/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • TAINÁ DE SOUSA CEARENSE TORRES - Tipo: Bolsista - Bolsa Não Institucional - Início: 12/12/2023 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: CRISTINA FERREIRA SILVA

Setor: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA

E-mail Institucional: cristinafsb[em]ufla.br

E-mail Alternativo: cristinafsb3[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 12/12/2023 - 19:43:17

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 13/12/2023 - 08:53:22

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • CRISTINA FERREIRA SILVA: De 11/12/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
13/12/2023 - 08:53:22Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (THIAGO ALVES MAGALHAES)
06/03/2024 - 10:01:11Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 10/2024 (MARIANA ESTEVES MANSANARES)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos