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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 46/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: O Laboratório de Ensino de Matemática e o processo de ensinar e aprender Matemática.

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Entendemos que os professores e alunos devem ter oportunidade de vivenciarem espaços formativos que possibilitem a utilização de materiais manipulativos, jogos, tecnologias, dentre outros. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) constitui-se um desses espaços. Assim, apresentamos esse projeto de extensão que tem por objetivo dar esse suporte por meio de atividades desenvolvidas no LEM para os licenciandos de Matemática, alunos e professores das escolas públicas e particulares da cidade de Lavras e região.Dentre as atividades propostas ofereceremos cursos, oficinas, palestras e seminários, grupos de estudos, elaboração de materiais de apoio, jogos e outras atividades ao processo de ensinar e aprender Matemática.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 100

Locais de Realização: Laboratório de Ensino de Matemática - LEM (DEX04)

Data de Início: 29/07/2024

Data de Término: 27/07/2029

Justificativa: A necessidade de espaços formativos inovadores é evidente na formação de professores e na experiência de aprendizagem dos alunos. Nesse caso, os materiais manipulativos, jogos, e tecnologias podem oferecer meios interativos e engajadores para explorar conceitos matemáticos complexos, que muitas vezes os métodos tradicionais de ensino se mostram insuficientes para atender às demandas da sociedade contemporânea e aos interesses dos jovens. Ensinar matemática utilizando-se de suas aplicações torna a aprendizagem mais interessante e realista e, por isso mesmo, mais significativa. Dessa forma, a presença de aplicações lúdicas da matemática nas aulas é um dos fatores que mais podem auxiliar os alunos a compreenderem conceitos que podem ser mais abstrados; ainda mais, as aplicações explicam muitos porquês matemáticos e são ótimas auxiliares na resolução de problemas. Portanto, os cursos de formação de professores devem propiciar aos licenciandos oportunidades de vivenciarem espaços formativos que possibilitem a utilização de materiais manipulativos, jogos, tecnologias.

Caracterização dos Beneficiários: Os principais beneficiários deste projeto são licenciandos em Matemática, alunos e professores das escolas públicas e particulares de Lavras e região. Estimamos impactar diretamente cerca de 100 participantes, oferecendo-lhes oportunidades de aprimoramento teórico-prático em matemática através do laboratório e seus recursos didáticos inovadores.

Objetivos: Consolidar o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do Departamento de Educação em Ciência Físicas e Matemática da Universidade Federal de Lavras (DFM/UFLA) como um lugar em que seja possível realizar discussões sobre a teoria e a prática dos professores que ensinam matemática.

Metas:

Realizar dois cursos ou oficinas por semestre focados em metodologias que permitam a compreensão dos conceitos da matemática;
Criar tarefas e atividades, produzir materiais de ensino;
Dialogar com os colegas sobre os possíveis cenários de aplicação e as potencialidades e dificuldades que podem ser encontradas na sala de aula;
Publicar anualmente pelo menos um artigo em periódicos acadêmicos sobre as práticas e resultados obtidos no projeto;
Atingir diretamente 100 licenciandos, professores e alunos até o término do projeto.

Fundamentação Teórica:

O conceito do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como espaço e ferramenta para o ensino e aprendizado de matemática é amplamente discutido na literatura educacional (OLIVEIRA; KIKUCHI, 2018; SILVA; SOUZA; FONSECA, 2021). Um espaço que é visto como vital para a transformação da prática educativa e o desenvolvimento de uma abordagem mais dinâmica e interativa no ensino de Matemática, tanto para estudantes quanto para professores em formação inicial ou continuada.
Dessa forma, o LEM propicia um ambiente onde professores e alunos podem explorar conceitos teóricos da Matemática de maneira prática, utilizando diversos materiais didáticos que incentivam o raciocínio e a resolução de problemas. Fiorentini e Lorenzato (2006) apontam algumas tendências temáticas da pesquisa em Educação Matemática, como, por exemplo, a utilização de materiais manipulativos (blocos lógicos, geoplanos e jogos matemáticos) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino e aprendizagem da Matemática.
Soma-se a isso, a importância do LEM como um local de reflexão e crescimento profissional para os educadores, conforme destaca a literatura (RODRIGUES; GAZIRE, 2015). Assim, o laboratório não serve apenas como um centro para experimentação pedagógica, mas também como um espaço de desenvolvimento profissional contínuo para os professores em formação inicial e continuada, ajudando-os a integrar novas técnicas pedagógicas e a refinar suas práticas docentes. Essa perspectiva é reforçada por estudos que mostram como os LEMs contribuem para a formação de professores ao permitir o compartilhamento de práticas pedagógicas inovadoras e ao facilitar a reflexão sobre a prática docente (LORENZATO, 2009).
A interação entre teoria e prática no LEM também é um ponto crucial. Através das atividades desenvolvidas no laboratório, os futuros professores têm a oportunidade de aplicar teorias aprendidas em sala de aula em um contexto prático, enriquecendo sua compreensão e habilidades pedagógicas. Um ambiente que possa permitir o levantamento de questões, conjecturas e investigações, promovendo uma aprendizagem profunda e significativa (BREGOCHI; GUIMARÃES, 2023).
Dessa forma, o LEM é um espaço privilegiado para realizar esta síntese entre o conhecimento teórico e a prática, promovendo um ensino que é tanto reflexivo quanto instrumental. Proposta que está internamente ligada ao papel da educação que deve permitir a apropriação das formas mais desenvolvidas de conhecimento que a humanidade alcançou. Portanto, o saber matemático não deve ser visto apenas como um conjunto de verdades abstratas, mas como um conhecimento vivo que é continuamente transformado e aplicado dentro de contextos sociais (GIARDINETTO, 2023).
Sendo assim, pretendemos consolidar o LEM do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (DFM/UFLA) como um lugar em que se reconheça a matemática escolar como uma expressão das formas mais desenvolvidas de saber a qual seja possível realizar discussões sobre a teoria e a prática do professor que ensina matemática, podendo ser “um espaço dedicado à criação de situações pedagógicas desafiadoras” (LORENZATO, 2009, p. 5), na sua função de mediar entre o conhecimento cotidiano e o científico. Entendemos que para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, a utilização destes recursos didáticos, materiais manipulativos e TICs, pode possibilitar uma alternativa ao modelo tradicional de ensino trazendo as novas tendências sociais que perpassam a vida dos jovens para a sala de aula. Mas que possam ir além da característica de que escola e universidade se transformam em laboratórios ou fábricas de saberes eficientes, que nessa lógica, a produção de conhecimentos e o próprio saber são moldados pelas perspectivas prática/utilitarista.
Portanto, apesar das referências bibliográficas do LEM estarem relacionadas ao campo da Educação Matemática estarem vinculadas as atividades experimentais do tipo investigativo fundamentas nas concepções construtivistas e escolanovistas. Este projeto buscará, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, proporcionar o desenvolvimento de atividades investigativas com elementos destas tendências que poderiam ser afinados com uma teoria menos liberal e mais progressista que propõe que o LEM seja um espaço em que se problematiza a prática social e se instrumentaliza os estudantes para lidarem com estes problemas, de modo que eles se apropriem das ferramentas culturais (os saberes matemáticos) necessárias para se libertar da situação de opressão em que vivem, isto é, superação da realidade subjetiva das aparências determinadas pela alienação das imposições educacionais neoliberais (SAVIANI; DUARTE, 2021).

Metodologia: Apoio e monitoramento do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e dos materiais disponíveis, discussões teóricas e metodológicas sobre a utilização de materiais didáticos para o ensino de Matemática, elaboração de atividades didáticas com o intuito de explorar os materiais do LEM, realização de cursos e oficinas, tanto no LEM quanto em escolas públicas da cidade de Lavras.

Impactos na Formação Discente: Esperamos que o projeto contribua significativamente para a formação dos discentes, oferecendo-lhes ferramentas e metodologias que os preparem melhor para os desafios do ensino contemporâneo, além de estimular o pensamento reflexivo e crítico, além do desenvovimento da criatividade no aprendizado da matemática.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Sobre a relação ensino, pesquisa e extensão fundamentaremos em Mori (2017) que busca no pensamento do educador brasileiro Dermeval Saviani, e em escritos associados à sua pedagogia histórico-crítica (2011) que oferece insights valiosos para a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão no contexto do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Este enfoque é especialmente pertinente para o desenvolvimento de um projeto que se comunica eficazmente com a comunidade e contribui para a produção cultural e científica. No ensino, conforme articulado por Mori (2017), o foco é reproduzir conhecimento para preservar a cultura, o que em um LEM se traduz na utilização de materiais manipulativos e tecnologias para solidificar conceitos matemáticos de forma que se mantenha e celebre o conhecimento matemático acumulado. A pesquisa, por outro lado, visa a produção de novo conhecimento. No contexto do LEM, isso pode envolver a investigação sobre como diferentes abordagens pedagógicas afetam a aprendizagem da matemática, ou o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias educativas. A extensão, segundo Mori (2017), deve ser entendida como um processo de comunicação do conhecimento para re(produzi-lo), envolvendo a dialética entre a cultura erudita e a popular. No LEM, isso significa abrir as portas para a comunidade, não apenas para compartilhar conhecimento, mas para aprender com as experiências e os conhecimentos locais. Atividades como oficinas, palestras e seminários não apenas disseminam conhecimento matemático, mas também podem convidar a comunidade a contribuir e interagir com a universidade, enriquecendo a educação matemática por meio do intercâmbio cultural e da colaboração mútua. Integrar essas três dimensões no LEM envolve criar um ciclo virtuoso onde o ensino é informado pela pesquisa mais recente, a pesquisa é inspirada pelas necessidades educacionais e culturais da comunidade, e a extensão dissemina e enriquece tanto o conhecimento quanto a prática educacional. Ao alinhar esses elementos com o pensamento de Mori (2017) e Saviani (2011), o projeto do LEM pode efetivamente contribuir para uma educação matemática que é dinâmica, contextualizada e reciprocamente enriquecedora, tanto para a universidade quanto para a comunidade. Assim, o LEM não é apenas um espaço de aprendizagem, mas um espaço de troca cultural e científica, essencial para o desenvolvimento educacional e social da região.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Além de beneficiar diretamente os participantes, o projeto tem o potencial de influenciar positivamente a qualidade do ensino de matemática nas escolas da região, contribuindo para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos estudantes e capacitada para enfrentar os desafios do futuro.

Resultados Esperados:

Possibilitar uma alternativa as formas de ensino tradicionais de Matemática, utilizando os recursos didáticos, materiais manipulativos e TICs, trazendo as novas tendências sociais que perpassam a vida dos jovens para a sala de aula;
Promover um laboratório como um processo e um local para a experimentação do licenciando em Matemática, representado de um espaço de criação e prática que permita o erro e o refazer, estimulando a criatividade e a reflexão, além de desenvolver atitudes críticas. Ideias geradas e exploradas nesse local, posteriormente, podem ser refletidas e replicadas nas salas de aula de Matemática da educação básica

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Número de participantes em cada atividade;
Avaliações de satisfação e feedback dos participantes;
Progresso dos licenciandos em práticas pedagógicas;
Contribuições para a melhoria do ensino de matemática nas escolas envolvidas;
Publicações acadêmicas resultantes do projeto;

Cronograma:

Como o projeto será executado durante o período de 05/2024 até 05/2029 o cronograma abaixo repetirá para cada novo bolsista integrado ao respectivo ano de vigência da bolsa.
Maio e Junho de 2024:
Início do projeto: 12 de maio.
Primeiras discussões sobre o plano de ação do LEM, organização do laboratório.
Estudos da proposta teórica do LEM e da Pedagogia Histórico-Crítica.
Reuniões para definição do calendário inicial de atividades.
Julho e agosto de 2024:
Preparação dos materiais de apoio, jogos e tecnologias a serem utilizados.
Início das primeiras oficinas e cursos no LEM, voltados para alunos, professores e licenciandos.
Elaboração de um artigo teórico sobre p LEM para participação no CONEX.
Setembro e Outubro de 2024:
Participação no CONEX
Elaboração de cursos e oficinas regulares, tanto no LEM quanto em escolas da cidade de Lavras.
Integração entre ensino, pesquisa e extensão por meio de discussões teóricas e metodológicas sobre o uso de materiais didáticos e tecnológicos.
Novembro e Dezembro de 2024:
Apresentação de cursos e oficinas regulares, tanto no LEM quanto em escolas da cidade de Lavras.
Revisão das atividades já realizadas, identificação de pontos de melhoria e ajuste do cronograma conforme necessário.
Pausa para o recesso de fim de ano, com avaliação final das atividades realizadas no semestre.
Janeiro e Fevereiro de 2025:
Elaboração de artigo para evento sobre o primeiro ano de atividades.
Discussões sobre a integração de novas abordagens pedagógicas, refinamento de práticas e implementação de atividades investigativas.
Março e Abril de 2025:
Reabertura do LEM e retomada das atividades regulares de ensino, pesquisa e extensão.
Continuação das atividades de ensino e extensão no LEM e nas escolas, promovendo a experimentação pedagógica e o desenvolvimento profissional.
Fortalecimento das atividades do LEM como práticas regulares e promoção de eventos e grupos de estudo para licenciandos e professores.
Maio de 2025:
Análise abrangente das atividades realizadas durante o ano, identificação de resultados e elaboração de relatório final para cada ano concluído.
Preparação para o encerramento oficial do projeto e reflexão sobre o impacto no ensino de Matemática em Lavras e região.

É importante destacar que este cronograma é flexível e pode ser ajustado conforme as necessidades e exigências que surgirem ao longo do desenvolvimento do projeto, principalmente a cada novo bolsista integrado.

Descrição Resumida: Este projeto fortalece o Laboratório de Ensino de Matemática como centro de inovação pedagógica, usando materiais manipulativos, jogos e tecnologias através de cursos, oficinas, palestras e seminários para melhorar o ensino de Matemática. Enfatiza uma abordagem dinâmica e interativa, integrando práticas inovadoras e promovendo reflexão docente. As atividades buscam unir teoria e prática, desafiando métodos tradicionais e engajando participantes em aprendizagem significativa e contextualizada.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUIZ FERNANDO RODRIGUES PIRES

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

E-mail Institucional: luiz.pires[em]ufla.br

E-mail Alternativo: luizfrpsm[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 23/07/2024 - 18:42:31

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 24/07/2024 - 13:57:47

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUIZ FERNANDO RODRIGUES PIRES: De 09/04/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
18/07/2024 - 15:59:15Projeto de Extensão reprovado pelo Chefe de Departamento. Motivo: readequação de data devido à greve (HELENA LIBARDI)
24/07/2024 - 13:57:47Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (HELENA LIBARDI)
09/09/2024 - 21:05:52Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 46/2024 (JOAQUIM QUINTEIRO UCHOA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos