UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 18/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Projeto Canaril

Programa de Extensão: Desenvolvimento de sistemas computacionais aplicados

Resumo da Proposta: Desenvolvimento de aplicativo para auxílio no manejo diário de criações de canários.

Área Temática: Tecnologia e Produção

Instituições Parceiras: DMV-FZMV/UFLA e Federação Ornitológica do Brasil (FOB)

Número Estimado de Participantes: 30

Locais de Realização: Laboratórios de Computação do DAC/UFLA - Lavras

Data de Início: 01/06/2024

Data de Término: 31/05/2025

Justificativa: O aplicativo visa auxiliar canaricultores amadores e profissionais nas tarefas diárias para o correto manejo de um canaril. A alimentação correta, os cuidados com a higiene, o momento ideal para o acasalamento, e várias outras práticas precisam ser cuidadosamente realizadas para evitar erros que, em muitas das vezes, podem ser irreversíveis e levar os animais à morte. Muitos criadores precisam delegar a realização dessas atividades a outras pessoas e o aplicativo tem por objetivo não apenas indicar as atividades a serem realizadas, mas também possibilitar o acompanhamento das atividades realizadas.

Caracterização dos Beneficiários: Canaricultores profissionais e amadores, entusiastas e associações de canaricultura e ornitologia.

Objetivos: O objetivo deste projeto é desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis, com possibilidade de extensão para web, para o auxílio na criação de canários. Entre os objetivos específicos estão: a) averiguar a receptividade do sistema; b) averiguar a eficácia na utilização do sistema.

Metas: O registro do software e disponibilização para instalação.

Fundamentação Teórica:

A prática de criação de canários é centenária e mundial e, ao redor do mundo, centenas de pessoas se envolvem com a criação dessas aves como uma fonte de renda. Além do comércio, há inúmeros concursos que podem trazer prestígio e renda aos criadores. As aves costumam ser divididas em 3 grupos básicos: canto, porte e cor. Dentro de cada grupo podem surgir outras classificações. Mas para que a criação de canários possa ser um negócio de sucesso, é necessário que o criador tenha em mente que não basta colocar as aves em gaiolas, alimentá-las e esperar que a reprodução ocorra facilmente. Há muitos fatores alimentares, ambientais, sanitários e legais envolvidos e um deles é como fazer a gestão de sua criação [1]. No Brasil, a Federação Ornitológica do Brasil (FOB) é a entidade responsável pelo acompanhamento de todos os clubes regionais de criações de aves de diversas espécies. Ela presta orientações relativas a aspectos legais e condições adequadas para criação de aves domésticas exóticas. Os clubes, por sua vez, além de agregarem os criadores, são responsáveis pela distribuição dos anéis de identificação das aves, fornecidos pela FOB [2]. Há ainda a Ordem Brasileira de Juízes de Ornitologia (OBJO), responsável pelo treinamento, credenciamento e gerenciamento dos juízes ornitólogos [3]. Essas duas entidades são responsáveis pela normatização dos padrões existentes e pelas validações de novas mutações [1].
A canaricultura, entretanto, não é praticada apenas para fins comerciais. Há muitos criadores que o fazem por prazer, como entretenimento, como terapia para saúde mental, ou até mesmo como estratégia de socialização, uma vez que o criador, em geral, passa a conviver com um novo grupo de pessoas, diferente daquele em que convive no seu dia a dia. O ponto em comum em todas as modalidades é o apreço pelos canários [4]. E é exatamente esse apreço que torna necessário o registro do maior número de informações possível: uma dieta especial, utilizada por um determinado período de tempo, proporcionou alguma mudança no animal? O acasalamento de um determinado casal de aves teve sucesso? Em que período foi realizado? Quais fatores influenciaram positivamente?
Essas informações são valiosas não apenas para os criadores, mas para a ornitologia, de modo geral, uma vez que há sempre a necessidade de análise de novos dados para que novas descobertas sejam feitas.

[1] Magalhães, Rafael Lage. Canaricultura – Criando com prazer. Disponível em https://www.vetjr.com/post/canaricultura-criando-com-prazer
[2] Federação Ornitológica do Brasil - https://www.fob.org.br/
[3] Ordem Brasileira de Juizes de Ornitologia - http://www.objo.org.br
[4] Rocha, Flávio. Criação de Canários - As faces de uma cultura especial, Brasil Ornitológico, n. 55, Mai-Jun-Jul, 2004.

Metodologia:

A realização de trabalhos desta natureza envolve conhecimento específico em três áreas da computação: Banco de dados, Interface Humano Computador e desenvolvimento para dispositivos móveis e plataforma web.
Para cada etapa, será feito um levantamento das práticas mais adequadas para o desenvolvimento do projeto. As principais decisões sobre tecnologias, linguagem de programação e estratégia de armazenamento de dados serão tomadas a partir desses levantamentos.
A avaliação do aplicativo será realizada em duas vertentes: o sistema, em si, terá suas funcionalidades avaliadas através de testes unitários. Já a interface será avaliada através de inspeção de usabilidade.

Impactos na Formação Discente: Desenvolvimento de habilidades para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e sistemas web; desenvolvimento de habilidades para trabalho colaborativo; desenvolvimento de habilidades para documentação de artefatos ligados ao projeto.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O discente terá a oportunidade de estudar as tecnologias mais adequadas para o desenvolvimento do sistema e também os princípios básicos sobre usabilidade, interação e experiência do usuário. Como o sistema deve permitir ao criador cadastrar as tarefas e informações que achar pertinentes, o sistema também servirá como repositório de dados para que possam ser feitas pesquisas sobre inúmeras características relacionadas à canaricultura e ornitologia, de maneira geral. Algumas práticas foram determinadas ao longo dos anos empiricamente pelos criadores e seria interessante que pudessem ser realizadas pesquisas mais aprofundadas para se determinar as possíveis causas para sucesso ou fracasso das mesmas.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Há dezenas de clubes, associações e sociedades de criadores em todo o Brasil. Muitos encaram a canaricultura como negócio e a melhoria do manejo poderia aumentar a renda de muitas famílias. Muitos utilizam a criação de canários como terapia e esses podem ter melhores resultados para a própria saúde com o sucesso da atividade.

Resultados Esperados: O registro do software e disponibilização para utilização.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Recursos disponibilizados no aplicativo. Quantidade de downloads realizados. Quantidade de pessoas afetadas direta ou indiretamente.

Cronograma:

Levantamento de requisitos do aplicativo a ser desenvolvido - primeiro bimestre
Prototipação do aplicativo e validação do protótipo - segundo bimestre
Desenvolvimento do aplicativo - terceiro a quinto bimestres
Avaliação do sistema e ajustes nos projetos - sexto bimestre
Documentação dos artefatos - ao final de etapa de desenvolvimento

Descrição Resumida: Desenvolvimento de aplicativo para auxílio no manejo na canaricultura.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • JOAQUIM QUINTEIRO UCHOA - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PRISCILLA ROCHELE BARRIOS CHALFUN - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIANO VOGAS PEIXOTO - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JULIANA GALVANI GREGHI - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: JULIANA GALVANI GREGHI

Setor: DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO APLICADA

E-mail Institucional: juliana[em]ufla.br

E-mail Alternativo: juliana[em]dcc.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 21/05/2024 - 17:30:59

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 22/05/2024 - 08:59:34

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • JULIANA GALVANI GREGHI: De 10/04/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
10/04/2024 - 17:20:37Projeto de Extensão reprovado pelo Coordenador do Programa De Extensão. Motivo: Para correção do cronograma. (JOAQUIM QUINTEIRO UCHOA)
21/05/2024 - 17:35:17Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (JOAQUIM QUINTEIRO UCHOA)
22/05/2024 - 08:59:34Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (ANA PAULA PIOVESAN MELCHIORI)
24/05/2024 - 07:03:01Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 18/2024 (JOAQUIM QUINTEIRO UCHOA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos