UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 17/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Uai Café

Programa de Extensão: ENACTUS UFLA: CONSTRUINDO FUTUROS

Resumo da Proposta: O Uai Café tem como proposta central conectar o agricultor familiar da microrregião de Lavras ao consumidor final, por meio da comercialização do seu café especial. Para tanto, foi construída a marca Grão Uai, que possui em suas embalagens a história da família do cafeicultor responsável pela produção do café por elas envolvido. A compra deste café é feita a partir da lógica do comércio justo, o que contribui para o aumento da renda dos cafeicultores familiares participantes do projeto. O café adquirido é beneficiado e comercializado pela Enactus UFLA e partir do lucro obtido, é revertida para a capacitação de outras famílias de agricultores, para que também possam produzir e comercializar cafés especiais e se tornar parte desta cadeia de valor.

Área Temática: Trabalho

Instituições Parceiras: Inova Café, Emater.

Número Estimado de Participantes: 50

Locais de Realização: Microrregião de Lavras

Data de Início: 01/05/2021

Data de Término: 31/12/2024

Justificativa: O projeto se justifica pelo apoio aos agricultores familiares, por meio do comércio justo, garantindo que os produtores familiares de cafés especiais recebam um preço justo por seu produto. Além disso, o projeto visa criar um ciclo virtuoso de desenvolvimento, em que parte dos lucros obtidos com a venda do café seja reinvestida na capacitação de outras famílias, permitindo que elas também se beneficiem, do comércio justo e da produção de café especial. Ao apoiar os agricultores familiares da região, o projeto contribui para o fortalecimento da economia local, criando empregos e estimulando o comércio na microrregião de Lavras.

Caracterização dos Beneficiários:

Agricultores Familiares da Microrregião de Lavras: Os agricultores familiares são o grupo central de beneficiários deste projeto. Eles são caracterizados por serem pequenos produtores rurais que cultivam café na microrregião de Lavras. Esses agricultores muitas vezes enfrentam desafios econômicos e têm dificuldades para acessar mercados mais amplos. O projeto oferece a eles a oportunidade de vender seu café especial a preços justos e com o suporte necessário para melhorar suas práticas agrícolas.
Consumidores: Os consumidores de café especial são beneficiários indiretos do projeto. Eles têm a oportunidade de adquirir café de alta qualidade com histórias familiares nas embalagens, o que agrega valor ao produto e proporciona uma experiência de consumo mais significativa.
Comunidade Local: A comunidade local da microrregião de Lavras também se beneficia indiretamente do projeto. O fortalecimento da economia local e a criação de empregos relacionados à produção, processamento e comercialização do café especial contribuem para o desenvolvimento econômico da região. Além disso, as atividades de capacitação promovidas pelo projeto podem ter um impacto positivo mais amplo na comunidade, melhorando o acesso à educação e ao conhecimento.
Membros da Enactus UFLA: são beneficiários diretos do projeto, pois têm a oportunidade de se envolver em atividades de desenvolvimento comunitário e ampliar o alcance do projeto para além dos agricultores familiares originais.

Objetivos:

1) Proporcionar uma fonte de renda mais justa, baseada na produção e comercialização de café especial para agricultores familiares.
2) Promover o comércio justo, contribuindo para a redução das desigualdades econômicas no setor.
3) Agregar valor ao café e torná-lo mais atraente para os consumidores por meio da criação da marca “Grão Uai” e inclusão das histórias de família nas embalagens.
4) Promover treinamentos em boas práticas agrícolas, gestão financeira e outras habilidades relevantes, tornando as famílias mais independentes e preparadas para enfrentar os desafios do setor agrícola.
5) Garantir um ciclo virtuoso de desenvolvimento por meio de um modelo de negócios em que parte dos lucros é revertida para a capacitação de outras famílias de cafeicultores da região.

Metas:

Meta 1: Aumento da renda dos agricultores familiares.
Como pretendemos alcançar: Por meio da compra do produto por um preço justo, aumentar a renda média dos agricultores familiares em 15% após o primeiro ano de implementação do projeto.

Meta 2: Comercialização de café especial de pelo menos 3 famílias.
Como pretendemos alcançar: Beneficiar e comercializar pelo menos 1 saca de café especial por família participante em 1 ano.

Meta 3: Garantir preço justo para os cafeicultores familiares.
Como pretendemos alcançar: Garantir que os agricultores recebam pelo menos 15% a mais pelo seu café do que o preço de mercado padrão.

Meta 4: Implementar um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
Como pretendemos alcançar: Reinvestir 30% dos lucros obtidos na capacitação de novas famílias de agricultores a cada ano.

Fundamentação Teórica: Agricultura familiar; comércio justo; Negócio social.

Metodologia: Beneficiamento de cafés especiais que contam histórias de famílias de agricultores e capacitação de outras famílias para que possam produzir cafés especiais e agregar mais valor ao seu produto.

Impactos na Formação Discente: os e as discentes envolvidas no projeto terão a oportunidade de contribuir, de forma teórica e prática, com a minimização dos efeitos da desvalorização da agricultura familiar e a desvalorização da produção de cafeicultores familiares da microrregião de Lavras.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: os e as estudantes envolvidas com o projeto poderão aplicar os aspectos teóricos discutidos em sala de aula em relação à gestão do projeto em si, na conexão com os parceiros externos e nos momentos de capacitação das famílias de cafeicultores.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: esta relação se constrói e se consolida por meio do compromisso ativo com a comunidade, transparência nas operações, investimento na capacitação e no bem-estar dos agricultores familiares, e uma abordagem sustentável que visa melhorar a qualidade de vida e preservar a cultura local. O impacto social é avaliado por meio de indicadores quantitativos e qualitativos que refletem o progresso em direção aos objetivos sociais do projeto.

Resultados Esperados: Com o desenvolvimento deste projeto espera-se contribuir com o aumento na renda dos cafeicultores, por meio da garantia de preços justos aos cafeicultores participantes. E, em médio e longo prazo, espera-se que a produção de cafés especiais tenha uma expansão na região, como resultado das capacitações ofertadas.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

1. Renda média dos cafeicultores familiares: aumento da renda média em 15% após o primeiro ano de implementação do projeto.
2. Volume de café especial comercializado: beneficiar e comercializar pelo menos 1 saca de café por família participante por ano.
3. Diferencial de preço justo: os agricultores deverão receber pelo menos 15% a mais pelo seu café do que o preço de mercado padrão.
4. Reconhecimento da marca e satisfação do consumidor no mercado mineiro de cafés.

Cronograma: Deve seguir o cronograma de entregas da Enactus Brasil.

Descrição Resumida: O Uai Café é um projeto que, baseado nos princípios do comércio justo, encurta a cadeia de distribuição de cafés especiais, produzidos na região sul de Minas Gerais. Com o propósito de melhorar o preço de venda para o produtor e valorizar histórias de família. E, oportunizando, por meio de capacitações, que outras famílias também possam produzir cafés especiais na região.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

E-mail Institucional: nathalia.joaquim[em]ufla.br

E-mail Alternativo: nathaliafjoaquim[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 17/04/2024 - 16:12:07

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 09/05/2024 - 11:19:47

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM: De 17/04/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
23/04/2024 - 09:43:53Projeto de Extensão aprovado pelo Coordenador do Programa e enviado para o Chefe de Departamento para aprovação. (NATHALIA DE FATIMA JOAQUIM)
09/05/2024 - 11:19:47Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (HELOISA ROSA CARVALHO)
17/05/2024 - 13:01:14Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 17/2024 (STEFANIA BECATTINI VACCARO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos