UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 39/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Estratégias pedagógicas problematizadoras e intuitivas para promoção de práticas alimentares saudáveis e sustentáveis

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto tem como objetivo articular ações de extensão que têm o intuito comum de praticar a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com crianças e adolescentes, contribuindo assim para a promoção da saúde da sociedade pela melhoria da alimentação e incentivo de práticas alimentares sustentáveis. Ao menos 400 pessoas serão beneficiadas diretamente pelas ações previstas no projeto. Esses participantes incluem escolares de todas as faixas etárias de instituições públicas de ensino da comunidade de Lavras – MG e região, além dos acadêmicos envolvidos na equipe (docentes internos e externos à UFLA, discentes de graduação e de pós-graduação, técnicos e pesquisadores de pós-doutorado) e profissionais nutricionistas, vinculados ou não à UFLA, que atuam nas instituições públicas de ensino município. Com essas ações, pretende-se contribuir com as estratégias de saúde pública que visam promover a saúde e a prevenção de doenças pela construção de sujeitos autônomos e críticos quanto as suas escolhas alimentares, além de fortalecer a aproximação entre Universidade, comunidade e profissionais da saúde uma vez que a construção e a aplicação das atividades serão feitas a partir de diálogos coletivos e interdisciplinares entre os envolvidos nos projetos.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 400

Locais de Realização: Instituições públicas de ensino da comunidade de Lavras – MG

Data de Início: 01/09/2024

Data de Término: 31/12/2027

Justificativa:

Estima-se que atualmente, mais de 800 milhões de pessoas passam fome e 2 milhões sofrem de deficiências nutricionais, enquanto mais de 2 bilhões de adultos estão com sobrepeso ou obesidade no mundo. Há também a alta incidência de condições crônicas não-transmissíveis (CCNT), sendo responsáveis por mais de 31 milhões de mortes em países em desenvolvimento, como o Brasil.
O plano de ação global para combate de CCNT publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2018 ressalta que o rápido aumento dos casos de CCNT é impedimento para as iniciativas de combate à pobreza e promoção de qualidade de vida em países em desenvolvimento, principalmente devido ao aumento de despesas médicas associadas ao tratamento destas condições. O relatório também aponta a vulnerabilidade social devido à crescente exposição aos fatores de risco intimamente ligados às CCNT, como tabaco, alimentos nutricionalmente desbalanceados e acesso limitado à serviços de saúde, especialmente na atenção primária.
É evidente, portanto, que os problemas alimentares e nutricionais da população continuam sendo grande desafio para a saúde pública, principalmente considerando que grande parte do ambiente alimentar da atualidade, caracterizado pela grande oferta de produtos ultraprocessados, juntamente de técnicas de marketing que estimulam seu consumo e da insustentabilidade da cadeia produtiva, conflitam diretamente com as estratégias de controle e prevenção de CCNT. Soma-se a esse cenário a limitação e ineficiência de grande parte das iniciativas públicas e privadas para enfrentamento destes problemas, reforçando-se a urgência de medidas alternativas, como as propostas neste Programa.
Ações de EAN, quando sustentadas por estratégias pedagógicas adequadas, que consideram as concepções dos sujeitos e coletividades envolvidos no processo educativo, através de métodos problematizadores, dialógicos e intuitivos, podem ser eficazes para o enfrentamento destes desafios, por possibilitar a formação de sujeitos autônomos e críticos em suas escolhas alimentares e assim, torná-los educados para adotarem práticas alimentares mais saudáveis.
Por outro lado, trabalhar na área da saúde em concomitância com a educação, exige do profissional, conhecimentos de outras diferentes áreas e destreza para lidar com a complexidade do ser humano em todas as suas fases de vida, sendo notoriamente diferente a forma de pensar e atuar, quando comparado aos sistemas tradicionais tecnicistas, sem se abster da sustentação eticamente técnica/científica.
Assim, é importante que o processo de formação de discentes na área da saúde seja capaz de despertar, além das visões técnicas/biológicas tradicionais do curso, o somatório de vários contextos que englobam a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade necessárias ao se trabalhar com pacientes/educandos e, assim, formar profissionais humanizados e politizados para atuar em seu ambiente social.
Portanto, com as ações previstas neste projeto, além das contribuições diretas na comunidade, pela valorização dos aspectos socioculturais da alimentação e, sobretudo, pelos benefícios que as ações de EAN trarão sobre a promoção de hábitos de vida mais saudáveis, a criticidade e a autonomia dos diferentes beneficiários das ações, possibilitarão também vivências práticas úteis aos discentes, futuros profissionais da Nutrição e áreas afins que buscam abordagens holísticas em sua atuação profissional. Isto é, abordagens que respeitem a individualidade e a peculiaridades de cada sujeito ao integrar as relações entre saúde e alimentação (do ponto de vista biológico, social, político, econômico, cultural, psicológico, espiritual, moral/ético), e suas influências sobre a formação e mudança de práticas alimentares para perfis mais saudáveis e sustentáveis. Pode também, por outro lado, contribuir com as pesquisas dentro desta especialidade, que buscam compreender o processo de formação de práticas alimentares e os fatores que desencadeiam mudanças favoráveis.

Caracterização dos Beneficiários: As ações serão conduzidas com escolares de todas as faixas etárias de instituições públicas da rede municipal de ensino de Lavras - MG. Prioritariamente serão escolhidas parcelas socioeconomicamente vulneráveis da comunidade. No total, ao menos 400 pessoas serão beneficiadas diretamente pelas ações previstas.

Objetivos:

Objetivo 1 - Avaliar como o conhecimento sobre alimentação e nutrição e os aspectos biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, culturais e espirituais exercem influência sobre as práticas alimentares dos participantes;
Objetivo 2 - Desenvolver e aplicar ações de EAN pautadas nos múltiplos fatores interferentes nas práticas alimentares por meio de estratégias pedagógicas problematizadoras, dialógicas e intuitivas, contribuindo assim para a promoção de hábitos de vida mais saudáveis dos participantes;
Objetivo 3 - Avaliar o desempenho dos participantes, a eficácia e a persistência das ações conduzidas;
Objetivo 4 - Elaborar materiais de divulgação para a comunidade em geral e trabalhos de cunho técnico-científico a partir dos resultados e experiências obtidas;
Objetivo 5: Compreender o processo de ensino-aprendizagem dos discentes envolvidos na equipe do projeto e os impactos dessas experiências para sua formação.

Metas:

Meta 1 - Aplicar questionários e/ou entrevistas em profundidade com os participantes recrutados em instituições do município de Lavras – MG
Meta 2 - A partir dos dados levantados, traçar perfis que caracterizam os diferentes grupos recrutados quanto as suas práticas alimentares, buscando levantar as principais demandas a serem trabalhadas nas intervenções subsequentes de forma específica
Meta 3 – Construir ações educativas específicas, diante as temáticas levantadas na avaliação, tendo como bases estratégias problematizadoras, dialógicas e intuitivas
Meta 4 – Conduzir as ações construídas com os participantes
Meta 5 – Aplicar questionários e/ou entrevistas em profundidade, buscando identificar melhorias e a persistência das ações educativas
Meta 6 – Elaborar materiais didáticos para divulgação das ações desenvolvidas na comunidade, ao mesmo tempo que contribua para a disseminação das estratégias educativas desenvolvidas
Meta 7 – Elaborar materiais didáticos de cunho técnico-científico para capacitação de nutricionistas na condução de estratégias educativas eficazes e persistentes
Meta 8 – Elaborar materiais científicos para divulgação em eventos e periódicos especializados
Meta 9 – Conduzir entrevistas de natureza qualitativa-descritiva com os discentes participantes da equipe durante as ações para buscar entender os significados atribuídos às ações desenvolvidas e suas contribuições para sua formação

Fundamentação Teórica:

Uma das principais questões para a área de EAN na atualidade é a busca por ações educativas baseadas na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade, desenvolvidas no sentido de promover a autonomia dos sujeitos, respeitando as culturas, valorizando a história, a diversidade regional e a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que reconheçam conhecimento técnico-científico e saberes populares.
Assim, a formação do educador em alimentação e nutrição não se resume a mera transmissão de informações corretas de forma didática, porque implica em apreender a maneira como o interlocutor vivencia o problema alimentar, não apenas em relação ao consumo alimentar propriamente dito, mas a todas as questões de natureza subjetiva e interpessoal que implicam na prática alimentar (1). Ou seja, quando a EAN é postulada meramente como uma consulta parcial do tratamento, de modo homogêneo, a-histórico, atemporal, independente de grupos sociais, desconsiderando as questões acima mencionadas, ela se torna um saber técnico que não valoriza o sujeito (2).
Portanto, as ações de EAN requerem práticas pautadas na busca de autonomia e espontaneidade dos sujeitos envolvidos no ato educativo. Autonomia construída por meio do questionamento e da compreensão crítica da realidade, bem como do desenvolvimento de uma postura ativa em relação à mesma. Espontaneidade no que se refere a mudanças de práticas alimentares por vontade própria da pessoa, de forma voluntária e consciente. Assim, o desenvolvimento de predisposição para uma postura ativa e para práticas autônomas pressupõe a utilização de uma pedagogia ativa, dialógica e questionadora (3).
No que tange à abordagem teórico-metodológica pensada para ações, propõe-se a EAN "transformadora" e dialógica, que assume perspectiva "problematizadora", com vistas a ultrapassar uma visão puramente instrumental e instrucional da educação, passando a considerá-la como uma forma de realização da pessoa (4). Destaca ainda a importância de que as ações educativas sejam desenvolvidas no sentido de promover a autonomia dos sujeitos, baseadas na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade, respeitando as culturas, valorizando a história e a diversidade regional, ao mesmo tempo em que reconheçam os saberes populares e fomentem a biodiversidade local. Também se assume no cerne destas políticas um compromisso com a sustentabilidade ambiental (5).
É importante entender ainda que conceber, discutir e praticar EAN exige um esforço sistemático e rigor metodológico que requer a competência para um trabalho de articulação de saberes - alimentação e nutrição, educação, cultura, história, saber popular, sustentabilidade, gastronomia etc. Nas palavras de Morin (6), isso significa criar intercâmbios e cooperação, o que exige a mediação de um profissional policompetente.
Estas reflexões corroboram com a proposta de problematização e dialogicidade de Paulo Freire, que dispõe sobre o processo educativo e o papel do educador na construção do conhecimento no educando (7).
Pela necessidade de se conceber a EAN a partir de um referencial metodológico que preveja um processo de planejamento participativo, monitoramento e avaliação, sendo tal construção local, ou seja, baseada em cada realidade específica, o Método Intuitivo de Pestalozzi pode também se adequar a estes requisitos sob diferentes enfoques. Do ponto de vista teórico-pedagógico, e considerando as dimensões da intuição para Pestalozzi, existem três fatores elementares que compreendem a atividade intuitiva: a assimilação das formas, a formação do número e a comunicação. Assim, a intuição como forma de representação sensitiva da realidade, apreende do objeto sua forma, assimila sua unidade/multiplicidade e o faz relacionar-se numericamente e, pela fala, o faz comunicável mediante à linguagem (8).

1. BOOG, M. C. F. Contribuições da Educação Nutricional à construção da segurança alimentar. Saúde em Revista: Segurança Alimentar e Nutricional, v. 6, n. 13, 2004, p. 17-23.
2. MANÇO, A. de M.; COSTA, F. N. do A. Educação nutricional: caminhos possíveis. Alimentação e Nutrição, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 145-153, 2004.
3. BEZERRA, J. A. B. Educação Alimentar e Nutricional: Articulação de saberes. 1ª ed. Fortaleza: Editora UFC, 2018.
4. OLIVEIRA, S. I.; OLIVEIRA, K. S. N. Perspectivas em educação alimentar e nutricional, PsicologiaUSP, v. 19, p. 495-504, 2008.
5. SANTOS, L. A. da S. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, v. 18, n. 5, p. 681-692, 2005.
6. MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. In: Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 2002.
7. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2015.
8. PEÑA, A. K. R. Las dimensiones de la intuición y del arte de la intuición em Johann Heinrich Pestalozzi: acercamientos atropológico-pedagógicos. Pedagogia y Saberes, n. 28, p. 43-52, 2008.

Metodologia:

Serão desenvolvidas ações tendo como objetivos gerais o desenvolvimento e aplicação de estratégias educativas em alimentação e nutrição e posterior divulgação dos resultados e experiências para os próprios beneficiários, para a comunidade em geral e para profissionais e pesquisadores da área. O projeto será executado conforme plano submetido à Plataforma Brasil, cumprindo os requisitos éticos exigidos para pesquisas envolvendo seres humanos.
Os grupos de escolares participantes das ações educativas serão recrutados em ao menos seis instituições públicas de ensino do município de Lavras (MG), sendo duas escolas recrutadas ao ano. Em cada instituição, serão obtidas subamostras com aproximadamente 75 participantes, de diferentes faixas etárias de escolares cursando o ensino fundamental. Essas subamostras serão alocadas aleatoriamente em grupos de 15 - 20 participantes, que receberão as ações educativas propostas no projeto. No mínimo, 400 escolares serão beneficiadas pelas intervenções ao longo do projeto. Os grupos receberão intervenções de EAN de acordo com as características, limitações e requisitos de cada faixa etária e condição.
Os participantes passarão por avaliação para diagnóstico das práticas alimentares, estado nutricional e de saúde, estilo de vida e nível de conhecimento sobre alimentação e nutrição. Serão utilizados nesta etapa questionários estruturados, grupos focais ou entrevistas em profundidade, de acordo com as características, adequações e necessidades de cada público. Sempre que aplicável a avaliação levará em conta aspectos biológicos, psicológicos, ambientais, sociais, culturais e espirituais dos participantes, na busca por compreender cada sujeito participante em sua totalidade.
Em seguida, os grupos participarão de ações que abordarão temas diversos como: classificação de alimentos, refeições saudáveis, passos para alimentação saudável e sustentável, alimentos orgânicos, aproveitamento integral de alimentos e função dos nutrientes no organismo, baseados no Guia Alimentar da População Brasileira de 2014, entre outros assuntos considerados pertinentes para o público em estudo e escolhidos de acordo com os resultados da avaliação inicial.
As ações serão construídas e aplicadas sobre bases problematizadoras, dialógicas e intuitivas. Esta abordagem é estimulada pela constatação de que os métodos tradicionais de ensino não seriam eficazes para tratar com transdisciplinaridade necessária à abordagem do tema, que além dos conhecimentos básicos da ciência da nutrição, necessita envolver aspectos voltados às ciências sociais e humanas como a filosofia e psicologia. Essas estratégias também permitem reconhecer os saberes e valores dos diferentes públicos, o que terá papel fundamental na construção dos conteúdos das intervenções e formação crítica e autônoma.
Ao fim das intervenções, novas avaliações serão conduzidas para análise da eficácia e persistência das ações, e o retorno será dado aos grupos participantes por meio da apresentação e discussão dos resultados.
A partir dos resultados e evidências levantadas, haverá a divulgação para a comunidade, pelo desenvolvimento de materiais e recursos pedagógicos a serem distribuídos em locais públicos de Lavras – MG e região. Também haverá a divulgação técnica/acadêmica e de resumos e artigos a serem divulgados em eventos e periódicos de caráter científico, além do aperfeiçoamento em EAN de nutricionistas atuantes em diferentes áreas, incluindo políticas públicas, como NASF, PNAE, assistência social, clínica entre outras, pela realização de cursos de capacitação e divulgação de materiais didáticos.
Os materiais didáticos desenvolvidos serão avaliados quanto a sua efetividade em diferentes contextos e poderão, inclusive, serem utilizados pelos alunos que cursam a disciplina de Educação Alimentar e Nutricional II, do curso de Nutrição da UFLA.
Os discentes participantes da equipe também serão convidados a participar de uma pesquisa de natureza qualitativa-descritiva ser conduzida paralelamente ao desenvolvimento das ações propostas pelos projetos. Nessa etapa, os discentes serão entrevistados, buscando entender os significados das vivências e experiências por eles atribuídos. Com essas informações, será possível compreender de forma mais específica o processo de ensino-aprendizagem proporcionado pela proposta e como essas experiências podem contribuir para a formação de profissionais humanizados e com visão holística em sua atuação.

Impactos na Formação Discente: Para a formação profissional e social dos discentes envolvidos na equipe, o projeto proporcionará a vivência direta com diferentes segmentos da comunidade, pelos diferentes públicos participantes, possibilitando a troca de saberes, além da oportunidade de vincular teoria e prática, lidar com questões interdisciplinares, tomar decisões e ter postura ativa e reconhecer que é agente essencial nas tomadas de decisão da equipe. Serão trabalhadas também suas habilidades de pensamento crítico e criativo e a percepção de que existem várias maneiras de se realizar uma tarefa.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

Este é um projeto que tem como objetivo integrar ações com intuito principal de praticar atividades de extensão e consequentemente contribuir efetivamente para a EAN e promoção da saúde, especialmente de crianças e adolescentes de maior vulnerabilidade socioeconômica.
A proposta busca também estabelecer a aproximação entre Universidade, comunidade e profissionais da saúde uma vez que a construção e a aplicação das atividades serão feitas a partir de diálogos coletivos entre os envolvidos nos projetos, podendo assim subsidiar profissionais da saúde e acadêmicos a desenvolverem outros projetos com diferentes abordagens pedagógicas, entendendo como elas contribuem para a promoção da saúde dos beneficiários, promovendo assim resultados persistentes pela construção da autonomia e da criticidade da população quanto as escolhas alimentares mais saudáveis.
No âmbito do ensino, as ações complementarão a formação dos discentes integrantes da equipe, pela condução de estratégias pedagógicas de EAN interdisciplinares com diferentes públicos, permitindo a vivência prática e formação humana, social e política de forma crítica. Por fim, os resultados e análises conduzidas poderão gerar dados que possibilitem a compreensão do impacto que as estratégias de EAN aplicadas exercem sobre a formação e mudança de práticas alimentares de diferentes sujeitos e grupos, podendo então ser elaborados trabalhos científicos a serem divulgados em eventos, congressos e revistas acadêmicas, contribuindo assim para o desenvolvimento e fortalecimento das pesquisas desta área.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: As ações executadas neste projeto trarão resultados relevantes para a sociedade pois incentivará a adoção de práticas alimentares saudáveis e sustentáveis dos beneficiários, pela formação crítica e construção da autonomia, podendo proporcionar mudanças consistentes e persistentes e, consequentemente, contribuir na manutenção da qualidade de vida e bem-estar ao longo da vida, que pode inclusive contribuir para a redução de gastos com saúde pública.

Resultados Esperados: Com as ações previstas neste projeto, pretende-se contribuir com as estratégias de saúde pública que visam promover a saúde e a prevenção de doenças pela construção de sujeitos autônomos e críticos quanto as suas escolhas alimentares, além de fortalecer a aproximação entre Universidade, comunidade e profissionais da saúde uma vez que a construção e a aplicação das atividades serão feitas a partir de diálogos coletivos e interdisciplinares entre os envolvidos nos projetos.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Reuniões mensais da equipe, buscando planejar e discutir a adequação das ações diante as metas estabelecidas;
Redação de relatórios trimestrais com avaliações parciais dos resultados obtidos nas avaliações e intervenções;
Recrutamento de grupos totalizando, no mínimo, 150 participantes beneficiados pelas ações em cada ano;
Capacitação de ao menos 3 discentes de graduação;
Elaboração de 2 cartilhas com conteúdo didático e relatos de experiências com os resultados obtidos;
Elaboração de 1 material didático ao final do projeto para ser utilizado na capacitação de nutricionistas;
Utilização dos materiais didáticos e de divulgação desenvolvidos como recurso pedagógico para os alunos da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional II, do curso de graduação em Nutrição da UFLA;
Promoção de 1 evento extensionista de abrangência regional, contando com a participação de outras instituições de ensino superior, para divulgação dos resultados da pesquisa para profissionais e acadêmicos e intercâmbio de experiências;
Publicação de 3 resumos com dados parciais e finais em eventos extensionistas e/ou científicos;
Publicação de pelo menos 2 artigos completos em periódicos científicos e de extensão após execução da proposta.

Cronograma:

Set/2024 - Fev/2024: Construção dos instrumentos de avaliação e atualização do referencial teórico
Jan/2025 - Fev/2025: Recrutamento dos participantes, avaliação inicial, análise e diagnóstico (parte 1)
Mar/2025 – Nov/2025: Construção e condução de intervenções educativas (parte 1)
Dez/2025 - Avaliação final (parte 1)
Jan/2026 – Fev/2026: Recrutamento dos participantes, avaliação inicial, análise e diagnóstico (parte 2)
Mar/2026 - Nov/2026: Construção e condução de intervenções educativas (parte 2)
Dez/2026 - Avaliação final (parte 2)
Jan/2027 - Fev/2027: Recrutamento dos participantes, avaliação inicial, análise e diagnóstico (parte 3)
Mar/2027 - Nov/2027: Construção e condução das ações educativas (parte 3)
Dez/2027 - Avaliação final (parte 3)
Jan/2027 – Dez/2027: Elaboração e divulgação de materiais didáticos para a comunidade e profissionais; Elaboração e divulgação de materiais científicos; Pesquisa qualitativa-descritiva com os discentes e redação do relatório final

Descrição Resumida: Este projeto articula ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com escolares, para incentivo de práticas alimentares saudáveis e sustentáveis. Com as ações previstas, pretende-se contribuir com estratégias de saúde pública para promoção da saúde e prevenção de doenças pela construção de sujeitos autônomos e críticos quanto as suas escolhas alimentares, e fortalecer a aproximação entre Universidade, comunidade e profissionais da saúde por meio de diálogos coletivos e interdisciplinares.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • MAYSA HELENA DE AGUIAR TOLONI - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • JUCIANE DE ABREU RIBEIRO PEREIRA - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ISABELA COELHO DE CASTRO - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

  • RAISSA ALVARENGA CARVALHO GOMIDE - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Alunos de Pós-Graduação:

  • LÍVIA COSTA DE OLIVEIRA - Tipo: Voluntário - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • AMANDA ESTHER LEITE - Tipo: Voluntário - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Outros Usuários:

  • Rafaela Corrêa Pereira - Início: 01/05/2024 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA

Setor: DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO

E-mail Institucional: deangelis[em]ufla.br

E-mail Alternativo: deangelis25[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 08/08/2024 - 16:48:52

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 09/08/2024 - 15:22:33

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA: De 24/04/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
08/05/2024 - 15:59:51Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (LILIAN GONCALVES TEIXEIRA)
24/07/2024 - 13:54:40Projeto de Extensão reprovado pelo Colegiado de Extensão. Motivo: Proposta com recomendação de aprovação, mediante alterações, conforme detalhamento no parecer enviado ao proponente por mensagem eletrônica. (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)
09/08/2024 - 15:22:33Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (LILIAN GONCALVES TEIXEIRA)
21/08/2024 - 16:12:47Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 39/2024 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos