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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 34/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: PRÁTICAS CORPORAIS ESPORTIVAS NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O sedentarismo é condição indesejável e representa risco para a saúde. Estudos epidemiológicos vêm demonstrando expressiva associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida. Considerando a alta prevalência, aliada ao significativo risco relativo do sedentarismo referente às doenças crônico degenerativas, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública, com forte impacto na redução dos custos com tratamentos, inclusive hospitalares, uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais. Assim, a proposta tem como objetivo criar um programa de atividade física composta por diversas modalidades (futsal, voleibol, basquetebol e handebol) nos ginásios do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras, esse programa atenderá crianças, adolescentes, jovens adultos e adultos de meia idade. Sendo assim o objetivo geral da proposta é: Criar, executar e acompanhar um programa de atividade física para a comunidade lavrense (crianças e adolescentes) e comunidade universitária (jovens adultos e adultos de meia idade), e como objetivos específicos: Incentivar a prática de atividade física; Proporcionar aos frequentadores conhecer todos os benefícios de uma atividade física orientada; Desenvolver o hábito pela prática da atividade física proporcionando benefícios para a saúde; Estimular a prática de atividade física no campus da UFLA através de atividades coletivas, como o futsal, voleibol, basquetebol e handebol.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 300

Locais de Realização: Departamento de Educação Física (Ginásio poliesportivo)

Data de Início: 02/09/2024

Data de Término: 02/08/2026

Justificativa:

A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física. O sedentarismo é condição indesejável e representa risco para a saúde. Estudos epidemiológicos vêm demonstrando expressiva associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida (WILLIAMS, 2001). Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos, os quais, portanto, apresentam uma interessantíssima relação risco/benefício (LEE et al., 1995). Considerando a alta prevalência, aliada ao significativo risco relativo do sedentarismo referente às doenças crônico degenerativas, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública, com forte impacto na redução dos custos com tratamentos, inclusive hospitalares, uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais. Pesquisas têm comprovado que os indivíduos fisicamente aptos e/ou treinados tendem a apresentar menor incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas, explicável por uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos, decorrentes da prática regular da atividade física (LEE et al., 1995).
Programas de incentivo à prática de atividade física precisam ser estimulados por políticas públicas (JOHNSON e BALLIN, 1996; ACSM, 2007). O ato de exercitar-se precisa estar incorporado não somente ao cotidiano das pessoas, mas também à cultura popular, aos tratamentos médicos, ao planejamento da família e à educação infantil. Essa necessidade se dá por diferentes fatores: do fator social, quando se proporciona ao homem o direito de estar ativo fisicamente em grupo, ao fator econômico, quando se constata que os custos com saúde individual e coletiva caem em populações fisicamente ativas.
Nesse contexto, sendo o sedentarismo entendido como uma condição indesejável, que representa risco para a vida, entende-se a responsabilidade pelo incremento de ações voltadas para a saúde e para a qualidade de vida, capazes de estimular, preservar e aprimorar a prática regular de atividades físicas junto à Comunidade Universitária e Lavrense. Considerando a alta prevalência do sedentarismo na população brasileira, aliada ao significativo risco associado a ele, o incremento da atividade física junto a população contribui decisivamente para a saúde pública, exercendo forte impacto na redução dos custos com tratamentos da saúde, inclusive hospitalares, uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais.

Caracterização dos Beneficiários:

Serão atendidas crianças e adolescentes da comunidade
Adultos tanto da instituição quanto da comunidade externa como forma de incentivo para que os servidores e alunos da instituição pratiquem atividade física.

Objetivos: Criar, executar e acompanhar um programa de atividade física para a comunidade lavrense (crianças e adolescentes) e comunidade universitária (jovens adultos e adultos de meia idade)

Metas:

Proporcionar aos frequentadores conhecer todos os benefícios de uma atividade física orientada;

Desenvolver o hábito pela prática da atividade física na comunidade lavrense, proporcionando benefícios para a saúde;

Estimular a prática de atividade física no campus da UFLA através de atividades coletivas como são as modalidades de voleibol, futsal, basquetebol e handebol.

Fundamentação Teórica: A saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física. O sedentarismo é condição indesejável e representa risco para a saúde. Estudos epidemiológicos vêm demonstrando expressiva associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida (WILLIAMS, 2001). Os malefícios do sedentarismo superam em muito as eventuais complicações decorrentes da prática de exercícios físicos, os quais, portanto, apresentam uma interessantíssima relação risco/benefício (LEE et al., 1995). Considerando a alta prevalência, aliada ao significativo risco relativo do sedentarismo referente às doenças crônico degenerativas, o incremento da atividade física de uma população contribui decisivamente para a saúde pública, com forte impacto na redução dos custos com tratamentos, inclusive hospitalares, uma das razões de seus consideráveis benefícios sociais. Pesquisas têm comprovado que os indivíduos fisicamente aptos e/ou treinados tendem a apresentar menor incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas, explicável por uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos, decorrentes da prática regular da atividade física (LEE et al., 1995). A atividade física é um instrumento usualmente utilizado para prevenir ou reverter a síndrome da fragilidade. Segundo o ACSM (1998), participar de um programa efetivo de atividade física aumenta e melhora a capacidade funcional, a função cognitiva, alivia os sintomas de depressão como também estimula à autoimagem e a auto-eciência. Perder a independência e a autonomia nas atividades da vida diária (AVDs) tem como forte conseqüência uma motricidade desequilibrada e precária, provocando, no idoso, um desajuste psicossocial, gerando não só doenças relativas à motricidade, mas também psicológicas (BUCHNER, 1997). A manutenção da independência e autonomia funcional nas diversas atividades da vida diária (AVDs) proporciona ao senescente motricidade equilibrada e ajustamento psicossocial na manifestação da ergomotricidade, sem a qual estaria sujeito a doenças e desconfortos, limitando, assim, sua auto-imagem, saúde e, conseqüentemente, a qualidade de vida. No sentido de obter saúde, mediante a autonomia alcançada pelo desempenho de atividade física, diversos pesquisadores têm se esforçado para tentar denir qual a condição física que determina um melhor desempenho nas AVDs, que poderia ser denida como triangulação saudável. Programas de incentivo à prática de atividade física precisam ser estimulados por políticas públicas (JOHNSON e BALLIN, 1996; ACSM, 2007). O ato de exercitar-se precisa estar incorporado não somente ao cotidiano das pessoas, mas também à cultura popular, aos tratamentos médicos, ao planejamento da família e à educação infantil. Essa necessidade se dá por diferentes fatores: do fator social, quando se proporciona ao homem o direito de estar ativo fisicamente em grupo, ao fator econômico, quando se constata que os custos com saúde individual e coletiva caem em populações fisicamente ativas. Para o termo atividade física, Shephard e Balady (1999), definem atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resultem em gasto energético, não se preocupando com a magnitude desse gasto de energia. Estes autores diferenciam atividade física e exercício físico a partir da intencionalidade do movimento, considerando que o exercício físico é um subgrupo das atividades físicas, que é planejado, estruturado e repetitivo, tendo como propósito a manutenção ou a otimização do condicionamento físico (CASPERSEN et al., 1985). Ainda Caspersen et al. (1985), essas definições podem ser complementadas assinalando que o exercício tem como objetivo melhorar um ou mais componentes da aptidão: condição aeróbica, força e flexibilidade.

Metodologia:

A metodologia será desenvolvida de forma específica em cada um dos programas pertencentes ao programa Práticas corporais esportivas no Departamento de Educação Física.
Os projetos são:
Voleibol Universitário;
Voleibol Servidores UFLA;
VivaVôlei;
SESC Voleibol;
Lavras Vôlei
Futsal Universitário;
Futsal Servidores UFLA;
SESC Futsal;
Basquetebol Universitário;
Basquetebol Servidores UFLA;
Handebol Universitário;
Handebol Servidores UFLA;
Sendo que as crianças e adolescentes serão incentivadas a vivenciar os projetos esportivos, e os adultos poderão escolher entre a gama de atividades oferecidas

Impactos na Formação Discente: Os discentes poderão participar ativamente em todo processo desde a avaliação até a prescrição e monitoramento das atividades. Já havendo assim uma vivência prática de alguma das áreas de sua formação.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão:

O projeto tem relação com os conteúdos de algumas disciplinas do curso de Educação Física, permitindo uma vivência dos estudantes com a parte prática.

Os estudantes de Educação Física participarão de atividades de avaliações física prescrição e monitoramento do treinamento. A possibilidade de atividades práticas, que envolvem a participação de pessoas (beneficiários), permite que os estudantes tenham perspectiva de, junto aos docentes, desenvolverem projetos de pesquisa que podem contribuir com suas formações e gerar retorno à comunidade.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Os participantes envolvidos serão privilegiados com a oportunidade de estar inseridos em uma realidade concreta de prática vivencial atuando também como agentes formadores, aplicando teoria na prática. Dessa forma, os participantes da comunidade terão a oportunidade de vivenciar a tríade ensino, pesquisa e extensão, na qual toda instituição de ensino deve estar apoiada, através da interdisciplinaridade; a prática das diferentes modalidades como atividade de formação pelos praticantes.

Resultados Esperados:

Diminuição do sedentarismo na UFLA, em Lavras e na região;
Auxílio na formação esportiva de crianças e adolescentes;
Melhoria da formação discente dos graduandos em Educação Física;
Geração de dados científicos sobre o desenvolvimento e crescimento de crianças e adolescentes;
Impacto na geração de produtos relacionados a avaliação, prescrição e controle do treinamento esportivo

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Quantificação do número de praticantes da modalidade e avaliações periódicas para acompanhar o desenvolvimento dos praticantes no decorrer do processo.

Cronograma:

Setembro /2024: início do processo de matrícula; avaliações e início das atividades.
Dezembro/2024 a janeiro/2025: Recesso.
Janeiro/2025 a junho de 2024: retorno das atividades
Julho/2025: recesso.
De agosto a novembro de 2025: Continuidade das atividades
****** o cronograma se repetirá anualmente podendo sofrer alguma modificação se necessário

Descrição Resumida: O projeto tem como objetivo criar um programa de atividade física composta por diversas modalidades (futsal, voleibol, basquetebol e handebol) nos ginásios do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras, esse programa atenderá crianças, adolescentes, jovens adultos e adultos de meia idade.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: FRANCISCO DE ASSIS MANOEL

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: franciscomanoel[em]ufla.br

E-mail Alternativo: manoel-fa[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 05/08/2024 - 09:29:28

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 05/08/2024 - 09:31:36

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • FRANCISCO DE ASSIS MANOEL: De 05/08/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
05/08/2024 - 09:31:36Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA)
06/08/2024 - 10:05:47Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 34/2024 (CHRYSTIAN ARAUJO PEREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos