UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 49/2024

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: PRODUÇÃO DE VÍDEOS QUE ABORDEM TEMAS ESSENCIAIS À BOA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto já está sendo desenvolvido pelo PET-Engenharia Agrícola. A intenção da proposta é preparar vídeos com temas que não são abordados em sala de aula, mas que são essenciais à boa formação da comunidade acadêmica e da sociedade. Os vídeos serão publicados no canal oficial do YouTube do PET Engenharia Agrícola com periodicidade de 20 (vinte) dias e serão divulgados para permitir a ampla consulta. As atividades serão conduzidas pela Tutora do PET-Engenharia Agrícola e pelos PETianos.

Área Temática: Comunicação

Instituições Parceiras: Não se aplica.

Número Estimado de Participantes: 13

Locais de Realização:

UFLA
YouTube PET Engenharia Agrícola

Data de Início: 29/02/2024

Data de Término: 28/02/2025

Justificativa: Muitas vezes os cursos de graduação não reportam ou tratam de assuntos que são pertinentes para a boa e completa formação dos discentes. Nesse contexto, é importante promover atividades com o intuito de capacitar a comunidade acadêmica e a sociedade tanto no aspecto científico e tecnológico quanto no aspecto pessoal e emocional. Partindo desta premissa, é de fundamental importância buscar atividades que propiciem o estímulo de características importantes tais como: responsabilidade; resiliência; empenho, motivação; dedicação; capacidade de planejamento, gestão e realização; proatividade; marketing pessoal; entre outras. Uma forma eficiente de contribuir com informações de qualidade e que alcancem o maior número de pessoas são os vídeos.

Caracterização dos Beneficiários: Comunidade acadêmica e externa.

Objetivos:

Capacitar os PETianos, a comunidade acadêmica e a sociedade; Fortalecer e melhorar a formação dos estudantes; Promover a
interação teoria/prática; Abordar temas relevantes que não são ministrados em salas de aulas; Capacitar os discentes para um
bom relacionamento consigo mesmo e com os demais; Aumentar o rendimento acadêmico; Aumentar as chances de inserção no
mercado de trabalho; Estimular a participação em experiências diversificadas que contribuirão para formação.

Metas: Alcançar toda comunidade.

Fundamentação Teórica:

O acelerado processo de modernização no ensino vem demandando novas formas de construção do conhecimento. (https://slideplayer.com.br/slide/11721740/).
Atualmente, vários estudos comprovam que a motivação do aluno depende daquilo que ele pensa sobre si, sobre as suas capacidades e sobre as tarefas acadêmicas (https://pontodidatica.com.br/porque-alunos-estao-desmotivados/).
As atividades complementares ou extraclasse vêm se mostrando cada vez mais relevantes na formação profissional do aluno
(PILEGGI, ET AL, 2005), pois além de contribuir para que o aluno desenvolva as competências científica e tecnológica necessárias à
sua inserção no mercado de trabalho, contribui também para que desenvolva competência pessoal e emocional que favorece o bem-estar consigo mesmo e com os outros.
Partindo desta premissa, é de fundamental importância buscar atividades que propiciem o estímulo de características importantes tais como: responsabilidade; resiliência; empenho, motivação; dedicação; capacidade de planejamento, gestão e realização; proatividade; marketing pessoal; entre outras. Vale salientar que “Quanto maior a dinâmica das interações, maiores são as oportunidades de formação no desenvolvimento do estudante” (BRASIL, 2014)

Metodologia:

Os vídeos serão publicados no canal oficial do YouTube do PET Engenharia Agrícola a cada 20 (vinte) dias e serão amplamente
divulgados para permitir livre consulta da comunidade acadêmica e da sociedade. Serão abordados temas que visam estimular os
conhecimentos pessoal e emocional do participante e consequentemente os conhecimentos técnico e científico.
A tutora e os PETianos de Engenharia Agrícola, após verificarem as demandas, prepararão o conteúdo e os vídeos. Os temas deverão estimular características importantes tais como: responsabilidade; resiliência; empenho, motivação; dedicação; capacidade de planejamento, gestão e realização; proatividade; marketing pessoal; entre outras. Em todos os vídeos serão propostos desafios que visam permitir que os ouvintes exercitem o tema abordado.

Impactos na Formação Discente: Espera-se qualificar os envolvidos em assuntos relacionados a sua boa formação, mas que não abordados em sala de aula.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Os temas dos vídeos são essenciais para a boa formação pessoal e consequentemente para a vida acadêmica e profissional, pois visam estimular características importantes diretamente ligadas ao bom desempenho no ensino, na pesquisa e na extensão.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Estudos comprovam que a motivação do ser humano depende daquilo que ele pensa sobre si e sobre as suas capacidades. Nesse sentido, espera-se que os vídeos propostos no projeto contribuam para que os envolvidos se atentem para habilidades que favoreçam o desenvolvimento de competências pessoal e emocional e que favoreçam o bem-estar consigo mesmo e com os outros.

Resultados Esperados: Reforçar o aprendizado em sala de aula; Estimular diferentes e melhores habilidades; Criar oportunidade de vivências diferenciadas, de forma a torna-los mais capacitados para ingressar no mercado de trabalho; Melhorar o convívio consigo mesmo e com o grupo; Aumentar a percepção das necessidades do outro; Contribuir com as habilidade para superar obstáculos; e Desenvolver o raciocínio rápido.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: A metodologia de avaliação deste projeto se dará por meio de respostas dos envolvidos.

Cronograma:

A cada 20 (vinte) dias com duração de um ano.
Início em 01/03/2021.

Descrição Resumida: Muitas vezes os cursos de graduação não reportam ou tratam de assuntos que são pertinentes para a boa e completa formação dos discentes. Nesse contexto, é importante promover atividades com o intuito de capacitar a comunidade acadêmica e a sociedade tanto no aspecto científico e tecnológico quanto no aspecto pessoal e emocional. Uma forma eficiente de contribuir com informações de qualidade e que alcancem o maior número de pessoas são os vídeos.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO

Setor: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

E-mail Institucional: mirleia[em]ufla.br

E-mail Alternativo: mirleiaap[em]deg.ufla.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 09/09/2024 - 11:40:43

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 16/09/2024 - 13:55:04

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • MIRLEIA APARECIDA DE CARVALHO: De 09/09/2024 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
16/09/2024 - 13:55:04Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (GISELLE BORGES DE MOURA)
20/09/2024 - 10:13:09Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 49/2024 (LEONARDO SCHIASSI)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos