UFLA SIG-DEV

Ambiente de Desenvolvimento do SIG-UFLA (02/07/2025)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 73/2025

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Programa Zetta Lab

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Criação de um ambiente para alocar o Zetta Lab, sendo este um programa de seleção, desenvolvimento e integração dos alunos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), gerido e conduzido pela Agência Zetta/UFLA de Inovação, Geotecnologias e Sistemas Inteligentes

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Até o momento, não temos

Número Estimado de Participantes: 150

Locais de Realização: Agência Zetta/UFLA e Auditório do LEMAF

Data de Início: 17/04/2025

Data de Término: 10/07/2025

Justificativa:

O mercado busca profissionais que estejam cada vez mais atentos à resolução de problemas e que apresentem pensamento crítico para as tomadas de decisão que potencializam os resultados da empresa. O Zetta Lab vem como uma proposta que pretende desenvolver os discentes e fazê-los conhecerem, na prática, como ocorre a aplicação de ferramentas de inovação, além do planejamento, gestão e condução de projetos, oferecendo aos participantes as habilidades necessárias exigidas pelo mercado de trabalho.
O incremento e o aperfeiçoamento de habilidades técnicas e comportamentais com a imersão dos alunos durante o período do Zetta Lab será um diferencial para o desenvolvimento profissional e humano dos jovens participantes. Durante o programa os alunos terão contato com profissionais experientes e que já atuam em projetos com grandes instituições, públicas e privadas, possibilitando o contato com uma visão prática dos conteúdos trabalhados no programa Zetta Lab em diversas perspectivas.

Caracterização dos Beneficiários: Poderão participar do programa alunos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em nível de graduação e/ou pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) sem limite, mínimo ou máximo, de idade ou períodos letivos.

Objetivos:

Integrar jovens discentes de destaques da UFLA a partir de um processo de desenvolvimento e apresentação final de uma solução;
Propiciar aos discentes uma trajetória de aprendizado que proporcionará o desenvolvimento de habilidades importantes para o mercado de trabalho;
Aperfeiçoar aos alunos características de soft skills e hard skills;
Capacitar os discentes com habilidades requisitadas pelos diferentes mercados promissores;
Desenvolver, individualmente, soluções com base tecnológica e com o uso do pensamento criativo e inovador;
Submeter o participante a uma banca avaliadora composta por profissionais, autoridades e figuras públicas vinculadas às temáticas trabalhadas pela Agência Zetta.

Metas:

Capacitar de 40 a 150 discentes por edição;
Integrar ao Time Zetta destaques da edição;
Desenvolver a cultura de liderança entre os alunos da UFLA;
Ampliar a inclusão dos alunos no mercado de trabalho.

Fundamentação Teórica:

Liderança
Desde que o mundo é mundo, os seres humanos se organizam em grupos. Mesmo quando observamos os povos mais primitivos, a tendência de seguir o indivíduo que demonstra um perfil de liderança frente ao grupo é perceptível. Com isto, o processo de liderança se inicia na história da humanidade com o objetivo de colocar em destaque um determinado indivíduo na condução de um grupo.
De acordo com Chiavenato (2009) é preciso a presença de alguém qualificado nas organizações para que elas prestem um trabalho adequado com a governança e orientação necessárias para que os objetivos sejam alcançados de uma maneira integrada. Quando isto não ocorre, existe o risco de desperdiçar os recursos, pois há a ausência de um local estabelecido para que este esforço seja centralizado, provocando perdas relevantes para a organização.
Empreendedorismo
Quando se olha para o termo empreender muitos pensam em um novo negócio ou até a possibilidade de elevar o nível de empregabilidade em uma determinada região. Mas esta atitude vai muito mais além do que isto. Um indivíduo que resolve empreender se torna um entusiasta da inovação e visualiza em uma necessidade de um dado grupo maneiras de melhorar a qualidade de vida dos possíveis clientes/beneficiários, reduzir custos e/ou diminuir o tempo de realização de um processo/serviço.
De forma bem simplificada, podemos dizer que empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios. Isso pode se dar, por exemplo, a partir de uma solução criada para sanar alguma necessidade dos consumidores, que pode ser um produto ou serviço, com base em um conhecimento ou habilidade específica.
Inovação
O processo de inovação é fundamental para o desenvolvimento institucional e organizacional, principalmente, quando se observam cenários que demandam contínuas adaptações e respostas rápidas a mudanças. A habilidade para inovar na gestão dos colaboradores promove o “pensamento fora da caixa”, além de propiciar o desenvolvimento das competências individuais e do trabalho coletivo.
Promover a inovação torna as tarefas mais ágeis e eficientes, influenciando positivamente a resolução das atividades. Quando se fala em inovação não estamos necessariamente nos referindo apenas a implementação de tecnologias de ponta, análise de desempenho baseadas em dados ou o uso de drones, mas a todo modo de fazer diferente com o objetivo de propiciar uma melhoria do processo, uma redução de custo ou ainda a entrega mais rápida de um produto. Esses são alguns exemplos rotineiros de como a inovação pode atuar dentro de uma instituição ou empresa, sendo ela pública ou privada.
Uso da Inovação Atrelada a Liderança Empreendedora
Em sua esmagadora maioria o surgimento de uma nova liderança nos diferentes ambientes, sejam eles corporativos, políticos e/ou institucionais, são tomados, no primeiro momento, com desconfiança por boa parte dos dirigentes que estão a diversos anos à frente destas entidades. No entanto, quando se tem um processo de sucessão organizado e gradativo, dando espaço para os novos talentos e respeitando a experiência daqueles que já contribuíram e enfrentaram inúmeros desafios é possível potencializar a capilaridade e promover a eficiência nos processos internos e a geração de resultados relevantes com a implementação de métodos com base inovadora.
Diferente do que muitos pensam o ato de inovar diz respeito além do aprimoramento e uso de tecnologias. Podemos citar uma situação onde um pequeno produtor rural que nunca fez qualquer tipo de acompanhamento da sua atividade produtiva passa a fazer anotações em um pedaço de papel possibilitando dessa maneira analisar, mesmo que de forma simples, a situação da atividade e com isto tomar decisões preventivas e/ou estratégicas para uma maior eficiência. Isto se caracteriza como um avanço considerável para aquele produtor pelo simples fato da adoção de uma técnica rudimentar que se trata do uso de papel e caneta. Esta atitude, no caso deste produtor, reflete um exemplo prático da adoção de inovação para o aperfeiçoamento de dada atividade.
Essa interação entre liderança e inovação é algo observado nos setores e segmentos diversos. Imagine um prefeito municipal que possui seus 30 e poucos anos assumindo uma gestão onde seu antecessor já possui uma vida consolidada na política e já assumiu inúmeros cargos. Lógico que este político experiente pode ter contribuído muito com aquele município, fazendo transformações importantes e adquirindo o entendimento cotidiano do cenário político. No entanto, quando se dá espaço para novos perfis ocorre uma tendência a surgir processos e ações diferentes, mentes mais suscetíveis a trazer e fazer diferente. E essa pode ser a virada de chave necessária para incrementos estruturais que irão diferenciar um gestor de ofício de um perfil de liderança que está ocupando a cadeira de gestão.

Metodologia:

Etapas e Filtros: As etapas do Programa Zetta Lab irão ter proximidade com a metodologia própria utilizada pela Agência Zetta e os participantes passarão por filtros podendo avançar e ao final atingirem o destaque da edição. Aqueles que se destacarem no Programa Zetta Lab terão a possibilidade de serem integrados ao Time da Agência Zetta. Assim, as etapas serão organizadas da seguinte maneira:
Publicação do Edital e Período de Inscrição: Será disponibilizado pela organização do Programa Zetta Lab um canal exclusivo através do endereço eletrônico https://agenciazetta.ufla.br/ para os interessados procederem com as inscrições entre o período de 09h do dia 17 de abril e 23h59 do dia 27 de abril de 2025.
Seleção dos participantes: Com a relação final dos inscritos, será aplicado um desafio técnico por trilha de aprendizagem e os participantes terão 10 dias corridos para entregar esta atividade no ambiente do Zetta Lab. Com a entrega teremos a avaliação por parte da coordenação do programa e o resultado será divulgado dentro de 10 dias corridos.
Oficinas Transversais
Oficina de Liderança e Empreendedorismo: Esta temática, assim como os tópicos seguintes, se coloca como materiais base no processo de desenvolvimento e irão alicerçar as demais etapas. Vale colocar em evidência a importância da realização e vivência de etapa após etapa, pois o sucesso individual em cada fase irá propiciar o êxito do participante em sua entrega física e comportamental ao término da edição.
Oficina de Inovação: Colocaremos conteúdos referência para o entendimento sistêmico e o uso correto do processo de inovação. Os participantes terão o conhecimento e as habilidades necessárias ao final para identificar e implementar ferramentas e métodos inovadores.
Oficina do Método SCRUM: Nesta oficina serão abordados temas que conduzirão o participante ao conhecimento do SCRUM, framework ágil de gerenciamento de projetos que impulsiona a criação de produtos através de ciclos interativos (Sprints).
Trilhas de Aprendizagem
Trilha Transversal
Comunicação e Marketing: A comunicação é a espinha dorsal de qualquer organização bem-sucedida. No mundo atual, onde a informação circula de maneira instantânea e a concorrência por atenção é cada vez maior, saber comunicar-se de forma estratégica, clara e impactante é um diferencial fundamental para qualquer profissional.
Trilha por Área
Design de Soluções: A Trilha de Design de Soluções do Zetta Lab foi estruturada para desenvolver os participantes na identificação, validação e prototipação de soluções que realmente atendam às necessidades dos clientes. Durante essa jornada, os participantes irão explorar desde o entendimento das dores e oportunidades dos usuários até a criação de protótipos iniciais que permitam a visualização e o teste de hipóteses.
Geotecnologia: A atuação da geotecnologia vai muito além do simples mapeamento. Ela é fundamental para prevenção de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra, ao identificar áreas de risco e permitir o planejamento de medidas preventivas.
Ciência e Governança de Dados: A Ciência e Governança de Dados está revolucionando a forma como tomamos decisões, impulsionamos negócios e resolvemos desafios complexos. Em um mundo cada vez mais orientado a dados, dominar essa área significa abrir portas para oportunidades profissionais em diversos setores, como tecnologia, meio ambiente, saúde, finanças e muito mais.
Desenvolvimento de Software: O futuro da tecnologia está em constante evolução, e o mercado de trabalho busca profissionais altamente capacitados em atividades de desenvolvimento de software.
Feedback, Apresentação Final e Integração
Ao longo do Programa Zetta Lab teremos a presença de algumas pessoas que irão atuar como pontos de suporte aos participantes. O programa terá um processo de feedback constante e estreito com os participantes envolvidos. Este método busca desenvolver os participantes e fazê-los chegar ao final da edição com níveis técnico, prático e comportamental em destaque para encarar os desafios no mercado de trabalho.

Impactos na Formação Discente:

O Programa Zetta Lab possui uma pretensão grandiosa de ser, em poucas edições, um dos instrumentos de desenvolvimento de estudantes vinculados a Universidade Federal de Lavras (UFLA), ofertando ao corpo discente a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos em sala de aula, através de projetos vinculados a Agência Zetta.
Nestes projetos os alunos terão a honra de trabalhar com profissionais de relevância em áreas relacionadas à inovação, geotecnologia, ciências de dados, sistemas inteligentes e outras, além de poder criar uma rede de contatos significativa com profissionais internos e externos à universidade.
Tudo isto já se caracteriza como uma premiação singular para o engrandecimento de qualquer profissional que vislumbra ter destaque e um belo histórico em sua carreira. Mas a intenção é ir além, pois nosso propósito é do tamanho do Brasil.
Assim, todos os participantes que passarem pelo primeiro filtro e assim seguirem para as oficinas transversais e para as trilhas de aprendizagem irão receber uma certificação de cerca de 100h podendo esta ser usada como complementação de horas em seus cursos de graduação, estando condicionada a uma frequência mínima de 70% nas atividades programadas ao longo da jornada, como também a finalização e entrega satisfatória dos produtos obrigatórios ao término de cada etapa.
O ápice da premiação ao final do Programa Zetta Lab será com os participantes destaques, que apresentaram entregas, realizaram a apresentação final e cumpriram os requisitos discriminados no edital de forma satisfatória. Estes participantes poderão ser integrados ao Time da Agência Zetta, posteriormente.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O Programa Zetta Lab vem para ser mais uma ferramenta no escopo da UFLA dentro do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Os alunos participantes terão a possibilidade de estar inseridos em um ecossistema com profissionais interdisciplinares, ocorrendo ali o processo de ensino- aprendizagem de ferramentas inovadoras para desenvolver e atender as demandas dos clientes vinculados à agência. Este trabalho apresenta o potencial de gerar linhas de pesquisas por conta da metodologia utilizada que foca na inovação aberta e sua capilaridade promove a aplicação destas ações desenvolvidas em ambientes reais das instituições contratantes, trazendo com isto a extensão para a execução das ações.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O Programa Zetta Lab impacta positivamente a sociedade ao capacitar participantes com habilidades inovadoras e técnicas, permitindo o desenvolvimento de soluções que beneficiam áreas tecnologias e sistemas inteligentes, além do aperfeiçoamento de temáticas como o gerenciamento de projetos. O programa também prepara os participantes para o mercado de trabalho, promovendo inclusão e formando líderes capazes de gerar mudanças sociais. Além disso, ao integrar os destaques à Agência Zetta, contribui diretamente para a criação de oportunidades para os participantes envolvidos.

Resultados Esperados:

Aumentar o aprendizado técnico dos discentes da UFLA;
Aumentar as habilidades comportamentais dos participantes;
Aumentar o número de certificações em qualificações relacionadas ao desenvolvimento prático;
Aumentar a possibilidade de integração de discentes da UFLA ao Time da Agência Zetta;
Aumentar a preparação dos discentes da UFLA visando o enfrentamento dos desafios no mercado de trabalho por meio de soluções inovadoras;
Aumentar o número de líderes no corpo discente da UFLA.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Os participantes serão avaliados pelo comprometimento empregado no programa que será medido através das entregas preliminares e final, além da habilidade de lidar com situações complexas e estressantes que podem surgir no desenvolvimento dos projetos. Fatores comportamentais, organizacionais e o posicionamento de liderança frente aos diferentes contextos podem ser um divisor de águas para o participante se colocar como destaque ao final da edição.
Durante a trajetória do programa teremos diferentes figuras que irão atuar no acompanhamento dos participantes no decorrer do desenvolvimento das ações, prestando suporte e propiciando o direcionamento necessário, tanto nas entregas estabelecidas como ainda no posicionamento e postura dos jovens.
Ao final da edição o participante fará uma apresentação da solução desenvolvida para aquele desafio disponibilizado na trilha de aprendizagem para uma banca composta por profissionais, autoridades e/ou figuras ilustres dentro das temáticas trabalhadas, objetivando selecionar os destaques da edição considerando também toda a trajetória e empenho ao longo da jornada.

Cronograma:

Lançamento do Edital - Responsável: Coordenação / Local: Site Oficial /Data: 17 de abril Período de Inscrições - Responsável: Coordenação / Local: Site Oficial / Data/Período: 17 a 27 de abril
Divulgação da Lista de Inscritos - Responsável: Coordenação / Local: Site Oficial / Data: 29 de abril
Encontro de Boas-Vindas - Responsável: Coordenação / Local: Auditório LEMAF / Data: 30 de abril, às 17h
Divulgação dos Desafios I do Filtro por Trilha / Responsável: Coordenação / Local: Site Oficial / Data: 30 de abril
Entrega da Solução Referente ao Desafio I / Responsável: Participante / Local: Site Oficial / Data: até 11 de maio, às 23h59
Lista dos Participantes que Avançaram para as Oficinas e Trilhas - Responsável: / Coordenação / Local: Site Oficial / Data: 21 de maio
Liberação do E-book da Oficina de Liderança e Empreendedorismo - Responsável: Coordenação / Local: Site Oficial / Data: 21 de maio
Liberação do E-book da Oficina de Inovação - Responsável: Coordenação / Local: Site Oficial / Data: 26 de maio
Liberação do E-book da Oficina do Método SCRUM - Responsável: Coordenação / Local: Site Oficial / Data: 30 de maio
Liberação dos E-books das Trilhas de Aprendizagem e Desafio II - Responsável: Coordenação / Local: Site Oficial / Data: 3 de junho
Divulgação do Template para a Apresentação Final - Responsável: Coordenação / Local: Site Oficial / Data: 1º de julho
Encontro: Dicas para uma Boa Apresentação - Responsável: Coordenação / Local: Auditório LEMAF / Data: 1º de julho, às 17h
Apresentação Final para a Banca Referente ao Desafio II - Responsável: Participante / Local: Auditório LEMAF / Data: 10 de julho, às 17h
Sessão de Aprendizagem (Três encontros) - Responsável: Líder de Área - Agência Zetta e Orientadores / Local: On-line ou Presencial (a ser divulgado) / Data: Ao longo do programa
Mentoria (Cinco a sete encontros) - Responsável: Bolsista Pós-Doc / Local: On-line ou Presencial (a ser divulgado) / Data: Ao longo do programa

Descrição Resumida:

Conteúdo do Zetta Lab Edição 2025.1:
Oficinas Transversais: Liderança e Empreendedorismo; Inovação; Método SCRUM.
Trilhas de Aprendizagem: Comunicação e Marketing; Design de Soluções; Geotecnologia; Ciência e Governança de Dados; Desenvolvimento de Software.
Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas com Base em Desafios Disponibilizados pela Coordenação do Programa Zetta Lab.
Interação em Aulas Expositivas com Orientadores e Mentores do Programa Zetta Lab.
Atuação em Projetos em Âmbito Nacional.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

  • ELISA GUIMARAES COZADI - Início: 17/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • LUIS MARCELO TAVARES DE CARVALHO - Início: 17/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • PAULO AFONSO PARREIRA JUNIOR - Início: 17/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • ANDRE PIMENTA FREIRE - Início: 17/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

  • Erick Galani Maziero - Início: 17/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • Álvaro dos Reis Cozadi - Início: 17/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • João Antônio Nogueira Reis - Início: 17/04/2025 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

E-mail Institucional: paulo.leme[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lemeph[em]gmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 18/06/2025 - 16:45:25

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 23/06/2025 - 18:12:21

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME: De 18/06/2025 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
23/06/2025 - 18:12:21Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (HELOISA ROSA CARVALHO)
23/06/2025 - 18:54:36Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 73/2025 (STEFANIA BECATTINI VACCARO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.91.6

Créditos