UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 170/2019

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Pratica recreativa com o Slackline

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O slackline é uma modalidade esportiva onde visa o entretenimento do praticante e o fortalecimento muscular geral. Muitos praticantes o procuram por conta da adrenalina que ele gera, por ser uma modalidade "radical". Está em grande crescimento no Brasil e também dentro da UFLA.

Área Temática: Educação

Instituições Parceiras: Não definido

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Campus universitário

Data de Início: 04/06/2019

Data de Término: 04/06/2028

Justificativa: Considerado uma nova modalidade esportiva, o slack line é uma atividade que vem ganhando grande espaço na sociedade. Foi iniciada na Califórnia, por escaladores usando o próprio material de escalada, no caso a fita tubular, que mede de 2,5 a 5cm (VOLERY e RODENKIRCH, 2009). Grenacher e colaboradores (2010) afirmam que esta é uma modalidade esportiva diferente, desafiadora, que trabalha uma musculatura que normalmente não é usada, como: tibial anterior, extensor longo do hálux, fibular terceiro, fibular longo, fibular curto, flexor longo dos dedos, flexor longo do hálux, tibial posterior, transverso do abdômen, oblíquo externo e interno do abdômen. O treino no slack line potencializa o equilíbrio, a coordenação motora e a concentração. Para Mahaffey (2009), ela é também uma modalidade que aumenta consideravelmente a resistência, como é confirmado pelos indivíduos já praticantes do slack line. Pelos ganhos supracitados, a prática do slack line se torna uma maneira alternativa de treinar e fortalecer o corpo de indivíduos sedentários ou não, assim como para praticantes de quase todas as modalidades que exijam equilíbrio e estabilidade no tornozelo. Esta nova atividade proporciona aos profissionais de Educação Física uma nova forma de intervenção, fugindo dos espaços e formas tradicionais, fundamentadas com um conhecimento especifico desejado a estes futuros profissionais.

Caracterização dos Beneficiários:

Objetivos: Desta forma, esta nova atividade proporciona aos profissionais de Educação Física uma nova forma de intervenção, fugindo dos espaços e formas tradicionais, fundamentadas com um conhecimento especifico desejado a estes futuros profissionais.

Metas:

Fundamentação Teórica: Considerado uma nova modalidade esportiva, o slack line é uma atividade que vem ganhando grande espaço na sociedade. Foi iniciada na Califórnia, por escaladores usando o próprio material de escalada, no caso a fita tubular, que mede de 2,5 a 5cm (VOLERY e RODENKIRCH, 2009). Grenacher e colaboradores (2010) afirmam que esta é uma modalidade esportiva diferente, desafiadora, que trabalha uma musculatura que normalmente não é usada, como: tibial anterior, extensor longo do hálux, fibular terceiro, fibular longo, fibular curto, flexor longo dos dedos, flexor longo do hálux, tibial posterior, transverso do abdômen, oblíquo externo e interno do abdômen. O treino no slack linepotencializa o equilíbrio, a coordenação motora e a concentração. Para Mahaffey (2009), ela é tambémuma modalidade que aumenta consideravelmente a resistência, como é confirmado pelos indivíduos já praticantes do slack line.Pelos ganhos supracitados, a prática do slack linese torna uma maneira alternativa de treinar e fortalecer o corpo de indivíduos sedentários ou não, assim como para praticantes de quase todas as modalidades que exijam equilíbrio e estabilidade. Pode ser praticada tanto possuindo um fim nela mesma, melhorando sua habilidade em cima da fita, ou como parte de algum outro programa de exercícios, como preparação física ou para uma alternativa da yoga, por exemplo.

Metodologia: A prática será livre e voluntária e não será feita avaliação quantitativa. Não procuramos aumentar o numero de participantes, e sim dar mais oportunidades para quem deseja praticar, que tenha essa opção diferenciada.

Impactos na Formação Discente:

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O Slack Line é componente curricular obrigatório da disciplina GFD 160 – Esportes Individuais IV (Atividades Físicas na Natureza), oferecida pelo Departamento de Educação Física (DEF), pelo Prof. Dr. Raoni P. T. Machado.Esta proposta é apresentada pensando em melhorar a infraestrutura para os praticantes, facilitar o desenvolvimento de futuras pesquisas, e aproximar as práticas tanto para os alunos como ao DEF, o que seria interessante para todas as partes.

Relação com a Sociedade e Impacto Social:

Resultados Esperados: Como o projeto busca promover uma atividade física diferenciada dentro do campus, não esperamos nenhum resultado de maneira antecipada.

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Cronograma: O cronograma do projeto se constitui apenas de oferecer a prática, se algum bolsista for contemplado com bolsa, um plano de trabalho individual será realizado.

Descrição Resumida:

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • ERNANI FARIA SOBREIRA - Tipo: Voluntário - Início: 09/11/2022 - Término: Não definido - Vínculo: Ativo
  • FABIO NOGUEIRA DO CARMO - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 27/07/2013 - Término: 26/08/2013 - Vínculo: Inativo
  • Henrique Faria de Oliveira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 17/12/2013 - Término: 14/05/2014 - Vínculo: Inativo
  • VICTORIA SATLER RIBEIRO - Tipo: Voluntário - Início: 09/11/2020 - Término: 16/08/2023 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:

Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
01/09/201931/12/202928/08/2019 - 15:21:0712/05/2021 - 09:47:51

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: raoni[em]ufla.br

E-mail Alternativo: raoni13[em]uol.com.br

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 03/09/2019 - 15:11:39

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 09/09/2019 - 14:52:26

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 16/09/2019 - 09:42:40

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • RAONI PERRUCCI TOLEDO MACHADO: De 03/09/2019 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
30/08/2019 - 00:00:00Projeto interessante e importante na área de atuação. Entretanto, é necessário preencher todas as "caixas de texto" , para aprovação no SIG de modo a padronizar com o modelo da PROEC. Sugerimos ressubmissão. (RONY ANTONIO FERREIRA)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos