UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

Exibir Projeto de Extensão

Ajuda

Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: Não definido

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Ginástica Aeróbica: Equipe de Alto Rendimento

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: O projeto de extensão "Ginástica Aeróbica: Equipe de Alto Rendimento" tem como objetivo proporcionar treinamento de alto rendimento da modalidade para estudantes da universidade e jovens e crianças da comunidade e do entorno lavrenses. Os integrantes do projeto terão uma rotina intensa de treinamentos no Ginásio de Ginástica, planejados e periodizados de acordo com os princípios do treinamento esportivo. A partir disso, estarão aptos a realizar apresentações e participar de campeonatos, buscando vivência competitiva e títulos, sejam eles estaduais, nacionais ou internacionais, através da convocação para a Seleção Brasileira pela Confederação Brasileira de Ginástica. Além disso, o projeto engloba a organização de eventos relacionados à modalidade e o suporte à formação de profissionais, uma vez que possibilita um maior contato dos discentes de Educação Física com essa modalidade e com o treinamento esportivo de alto rendimento.

Área Temática: Saúde

Instituições Parceiras:

Federação Mineira de Ginástica
Confederação Brasileira de Ginástica

Número Estimado de Participantes: 40

Locais de Realização: Ginásio de Ginástica - Departamento de Educação Física

Data de Início: 17/08/2020

Data de Término: 31/12/2030

Justificativa: Esta proposta se justifica pelo desenvolvimento da equipe de competição da Ginástica Aeróbica da instituição. Os atletas da instituição já tem destaque no cenário nacional, trazendo também prestígio para a universidade. Além disso, uma vez detectados os talentos no projeto de extensão "Ginástica na UFLA", os praticantes poderão se especializar na modalidade, desenvolvendo as habilidades específicas do esporte, podendo participar de campeonatos e visando compor a Seleção Brasileira.

Caracterização dos Beneficiários: Atletas de alto rendimento de Ginástica Aeróbica da UFLA e talentos detectados a partir da participação do projeto de extensão "Ginástica na UFLA".

Objetivos: Os objetivos do projeto são: Desenvolver os treinamentos da equipe de GAE; Formar e desenvolver atletas para a Seleção Brasileira de GAE; Realizar eventos relacionados à modalidade, seja competições, campings ou formação de árbitros; Participar de eventos representando a UFLA.

Metas: Como metas, o projeto visa proporcionar aos atletas de ginástica aeróbica um treinamento especializado e de alto nível, difundir a modalidade na cidade e para a comunidade da UFLA, e fomentar a consciência da importância do esporte na formação e na melhora de vida dos atletas. Além disso, fomentar eventos de formação para árbitros, treinadores e atletas de GAE e organizar eventos culturais da GAE;

Fundamentação Teórica: Criada nos anos 80, a Ginástica Aeróbica é uma das sete modalidades de ginástica, incorporada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 1994. Segundo Lemos (2000), a Ginástica Aeróbica (GAE) é uma modalidade esportiva em que os atletas apresentam uma coreografia, com utilização de música, composta por movimentos aeróbicos complexos e elementos específicos. A modalidade exige alto nível de força, flexibilidade, resistência, equilíbrio e coordenação motora, caracterizando-se como modalidade complexa. Atualmente, a modalidade encontra-se plenamente estabelecida e difundida a nível mundial, estando em processo de inclusão junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Em se tratando de uma modalidade relativamente nova, a formação de novos atletas e o desenvolvimento de atletas de alto rendimento é essencial para continuar sua expansão e promover a massificação.

Metodologia: Os atletas do projeto irão participar de treinamentos intensivos de segunda a sábado, em sessões de 4 horas de duração. Os discentes monitores e/ou estagiários irão auxiliar o treinador responsável no desenvolvimento das atividades, compreeendendo melhor como planejar e ministrar treinamentos de alto rendimento, levando em consideração os princípios do treinamento esportivo.

Impactos na Formação Discente:

Os estudantes de Educação Física da UFLA têm a possibilidade de vivenciar a modalidade, auxiliando o treinador responsável na realização das atividades como voluntários, monitores e/ou estagiários. A equipe de Ginástica Aeróbica da UFLA é uma das principais equipes dessa modalidade do país, proporcionando uma experiência única de treinamento de alto rendimento.
Além disso, os discentes de outros cursos, principalmente da área da saúde, podem realizar pesquisas e ações com os atletas, que possuem reconhecimento nacional.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: Várias pesquisas de diversas áreas de conhecimento vem sendo desenvolvidas com a equipe desde a sua implantação na UFLA. Além da ação extensionista da projeto que, muitas vezes, serve de porta de entrada de estudantes para a Universidade, considerando que muitos iniciam a prática bem jovens. O campo de ensino através das atividades é muito vasto, contemplando as diferentes categorias do esporte de alto rendimento.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: Desde o início do projeto, mais de 20 atletas em situação de vulnerabilidade socioeconômica tiveram a oportunidade de, através da vivência esportiva dentro da UFLA, despertar o interesse pelo ensino superior, tendo apoio dos demais e, acessando o cursinho PROUNI, conseguindo ingressar na Universidade e mudar todo o contexto social da sua família.

Resultados Esperados: Os produtos gerados com o desenvolvimento do projeto serão: 1) Formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atletas; 2) Seleção de atletas para a Seleção Brasileira de Ginástica Aeróbica; 3) Participação de campeonatos, buscando títulos estaduais, nacionais e internacionais; 4) Organização de eventos relacionados à modalidade; 5) Publicação de resultados encontrados em forma de resumos, estudo de caso e artigos científicos; 6) Formação de professores e treinadores;

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação: Resultados em competições; Apresentação de resumos no Conex;

Cronograma: As atividades do projeto ocorrerão durante o ano todo, com intervalo de 20 dias entre o final de dezembro e início de janeiro.

Descrição Resumida:

Equipe:

Alunos de Graduação:

  • Adrielle Caroline Ribeiro Lopes - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 23/10/2016 - Término: 25/09/2017 - Vínculo: Inativo
  • Arielle Palácio Prudente - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 30/01/2014 - Término: 31/08/2014 - Vínculo: Inativo
  • Caroline Santiago dos Santos - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 28/04/2017 - Término: 31/07/2017 - Vínculo: Inativo
  • Christian Passos Andrade - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 14/03/2014 - Término: 03/08/2016 - Vínculo: Inativo
  • EDSON DE PONTES NUNES - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 13/07/2016 - Término: 31/07/2017 - Vínculo: Inativo
  • FELIPE LASMAR DOS REIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 27/04/2016 - Término: 31/08/2016 - Vínculo: Inativo
  • FELIPE LASMAR DOS REIS - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 01/09/2016 - Término: 31/07/2017 - Vínculo: Inativo
  • Jaqueline Alvares Martins - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: Não definido. - Término: 28/04/2016 - Vínculo: Inativo
  • JOSÉ HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 20/08/2013 - Término: 31/07/2017 - Vínculo: Inativo
  • Letícia Caroline Dias - Tipo: Voluntário - Início: 25/07/2013 - Término: 05/09/2013 - Vínculo: Inativo
  • LUCAS VILAS BOAS MENDONÇA - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 26/07/2013 - Término: 31/08/2014 - Vínculo: Inativo
  • Maelton de Mesquita Siqueira - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 25/07/2013 - Término: 30/07/2017 - Vínculo: Inativo
  • Marcelo Guimarães Arouche Martins - Tipo: Bolsista - Bolsa Institucional - Início: 26/07/2013 - Término: 31/07/2017 - Vínculo: Inativo

Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: LUIZ HENRIQUE REZENDE MACIEL

Setor: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

E-mail Institucional: luizhenrique[em]ufla.br

E-mail Alternativo: lhrmaciel[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 14/08/2020 - 16:02:38

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/08/2020 - 09:00:05

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: 18/08/2020 - 16:21:12

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • LUIZ HENRIQUE REZENDE MACIEL: De 31/05/2019 a 30/04/2020.
  • LUIZ HENRIQUE REZENDE MACIEL: De 08/06/2020 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
17/06/2020 - 00:00:00O projeto é muito interessante e pelo que se percebe já acontece há muito tempo na universidade. Contudo, nesse momento de renovação solicitamos que o projeto seja revisto, no sentido de especificar melhor cada um dos aspectos solicitados no SIG. É preciso discutir em profundidade cada um dos tópicos. O resumo precisa conter uma ideia geral do projeto. As metas precisam ser quantificadas. É importante ter uma fundamentação teórica bem desenhada. A justificativa precisar evidenciar aspectos sociais, econômicos ou políticos de modo estruturado, A metodologia precisa ser revista. É importante pensar em como esse projeto continuará existindo durante a pandemia. Detalhar as pesquisas apontadas. os resultados, na medida do possível precisam ser quantificáveis, os indicadores precisam ser melhores trabalhados (DANIELA MEIRELLES ANDRADE)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos