UFLA SIG-TESTE

Ambiente de Teste do SIG-UFLA (20/09/2024)
SGV - Superintendência de Governança/Reitoria
DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação

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Esta página exibe os dados de um Projeto de Extensão.

Índice:

Informações de RegistroDados Gerais do Projeto de ExtensãoDados de Renovação do Projeto
Dados do Coordenador do ProjetoSituação do ProjetoHistórico de Coordenação
Histórico de Avaliações
Informações de Registro

Número de Registro: 106/2023

Dados Gerais do Projeto de Extensão

Título: Profissionalização da Gestão administrativa

Programa de Extensão: (indefinido)

Resumo da Proposta: Este projeto de extensão tem como objetivo prestar apoio administrativo, financeiro, estratégico, marketing e comunicação, compras, gestão de projetos, recebimento e distribuição de produtos e serviços, patromônio, contabilidade e gestão de recursos humanos, a fim de aprimorar as práticas de gestão desenvolvidas pela Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural

Área Temática: Trabalho

Instituições Parceiras: Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural

Número Estimado de Participantes: 20

Locais de Realização: Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural

Data de Início: 10/10/2023

Data de Término: 09/10/2026

Justificativa:

A mudança da diretoria executiva, pautou pelo início da profissionalização da gestão e readequação de processos para mitigar problemas anteriores, entre eles:demandas de compras reprimidas e projetos estagnadas, uso da tecnologia, eliminação de controles físicos, melhoria da imagem da fundação, a fim de reestabelecer a níveis satisfatórios de eficiência. Tudo isso impactando na redução de gastos e aumento da arrecadação para reestabelecer a saúde financeira da FUNDECC.
A UFLA por outro lado oferta os cursos de administração, administração pública, direito e engenharia de produção, onde o conhecimento desenvolvido nestes cursos podem auxiliar na resolução dos problemas apresentados, bem como na melhoria da eficiência organizacional da FUNDECC, além de permitir o intercambio entre o conhecimento gerado na universidade e as necessidades apressentadas pela FUNDECC.

Caracterização dos Beneficiários:

Estudantes de gradução -
Estudantes de pós-graduação -
A Fundecc -

Objetivos:

- melhorar a gestão administrativa da fundação
- aumentar o faturamento da fundação
- acompanhar a execução financeira e administrativa dos projetos
- reduzir os prazos de compras
- reduzir os prazos de entrega de produtos e serviços
- melhorar o nível de satisfação dos coordenadores de projetos
- melhorar o clima organizacional da fundação
- realizar pagamentos até o 5 dia útil de bolsistas, celetistas e prestadores de serviços que atuam nos projetos

Metas:

- melhorar a gestão administrativa da fundação
- aumentar o faturamento da fundação
- acompanhar a execução financeira e administrativa dos projetos
- reduzir os prazos de compras
- reduzir os prazos de entrega de produtos e serviços
- melhorar o nível de satisfação dos coordenadores de projetos
- melhorar o clima organizacional da fundação
- realizar pagamentos até o 5 dia útil de bolsistas, celetistas e prestadores de serviços que atuam nos projetos

Fundamentação Teórica:

Logística de serviços
A logística é a colocação do serviço certo, na hora certa, com a qualidade logística estabelecida em termos do nível de serviço, com o melhor custo. Para que a logística não trave ou melhor para que ela flua e gere bons frutos é fundamental ter estoques satisfatórios, dos produtos necessários para a oferta do serviço, isso é impactado pelo processo de compras, pois no setor público são processos morosos e que se não forem adequadamente planejados, podem comprometer a oferta de determinado serviço. Outro elemento que impacta na logística é a capacidade de armazenamento e distribuição dos materiais necessários à oferta do serviço.
Bowersox e Closs (2001, p.19) afirmam que o objetivo da logística é fornecer produtos ou serviços no local e momento esperados pelos clientes, e ressaltam que a implementação das melhores práticas logísticas é um dos grandes desafios das organizações na concorrência global. Os autores mencionam que em 1991, “[...] o Council of Logistics Management (CLM) modificou sua definição da administração da distribuição física, alterando o primeiro termo para logística de distribuição física”, e propôs a seguinte definição para este novo termo: Logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do
fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes (BOWERSOX; CLOSS, 2001, p.19).
Segundo Ballou (2001) a logística inclui todas as atividades importantes para a disponibilização de bens e serviços aos consumidores quando e onde estes quiserem adquiri-los. Essas atividades incluem planejamento, transporte, armazenagem e etc.
O planejamento se insere no contexto da logística, de modo a dinamizar as atividades, proporcionando à organização fluxos de processos mais ágeis e econômicos, e em contrapartida, aos clientes, produtos e/ou serviços disponibilizados da melhor forma
possível e no momento desejado. Onde desta maneira, haverá a fidelização dos clientes, através da excelência dos serviços.
Ao planejamento compete ao gestor definir estratégias para que sejam alcançados os reais objetivos organizacionais, fazendo a organização, obter diferenciais competitivos frente aos seus concorrentes. De acordo com Porter (2006, pág. 52) “O lema da
estratégia é ser diferente. Significa escolher, de forma deliberada, um conjunto diferente de atividades para proporcionar um mix único de valores.”
A logística, segundo Bovet e Thiagarajan (2000), é a administração, estratégia e controle que envolve o fluxo da matéria-prima até o produto acabado, objetivando o desenvolvimento constante do nível de atendimento, com a finalidade de reduzir os custos, diminuir o volume de estoque e satisfazer as necessidades dos clientes internos.
Christopher (2007, p. 2) define logística como o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem
de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.
O nível de serviço se destaca como fator de diferenciação frente a esse mercado competitivo. De acordo com Avozani e Santos (2010) a logística é composta de atividades primárias sendo elas, transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos, as quais possuem fundamental importância na redução de custos e maximização do nível de serviços.
O aprimoramento do nível de serviço é uma forma eficaz da organização se firmar no mercado, através da conquista do cliente satisfeito. Wood et al. (1999) relatam que o serviço ao cliente é o conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa na busca da
satisfação dos clientes, proporcionando ao mesmo tempo, uma percepção de que a empresa pode ser um ótimo parceiro comercial. Esta parceria faz com que ambas as partes se beneficiem na negociação.

Metodologia:

1- Diagnóstico setorial
2- Reuniões semanais entre diretoria e coordenadores de setores
3- Acompanhar a execução de todas as operações da FUNDECC (acompanhamento setorial)
4- Capacitação e treinamento nas mais diversas áreas de gestão
5- Criar indicadores e metas setoriais
6- Apresentar os indicadores e as metas setoriais
7- Criar o planejamento setorial
8- Avaliar o nível de satisfação dos envolvidos (público interno e público externo)
9- Elaborar relatório setorial (contexto encontrado; questão a ser resolvido; objetivo; caminho percorrido; resultados encontrados; contribuições; limitações e lições aprendidas)

Impactos na Formação Discente: O projeto possibilitará aos discentes da UFLA interações e vivências na realidade organizacional, o que por sua vez é importante para a formação profissional. O projeto é uma oportunidade empírica de aplicar a teoria no cotidiano organizacional e buscar o desenvolvimento de ações empreendedoras que possam contribuir para o aprimoramento profissional. Além disso, a vivência na organização permitirá uma compreensão próxima e detalhada dos pontos positivos e críticos de uma empresa, o que é um direcionamento para a formação de profissionais engajados para a melhoria da mesma.

Relação Ensino, Pesquisa e Extensão: O projeto estimula o ensino, à medida em que os discentes da UFLA tornar-se-ão professores para promover treinamentos de capacitação da equipe da FUNDECC, ministrando diversos curso. A pesquisa será utilizada para desenvolver trabalhos de conclusão de curso entre os discentes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto. Além disso, a pesquisa está presente no processo de avaliação do clima organizacional e do nível de satisfação dos coordenadores de projeto, que acontecerá constantemente por meio da análise de dados, num processo de aperfeiçoamento contínuo gerando melhorias, a partir de um novo agir. Por fim, a extensão ocorrerá, à medida que os envolvidos levarão o conhecimento aprendido dentro da universidade para os beneficiários, gerando transformações nas práticas de gestão da fundação, o que será concretizado pela elaboração de relatórios setoriais. Dessa forma, será desenvolvida na FUNDECC uma extensão do conhecimento produzido pela Academia para melhorar as práticas e vivências organizacionais.

Relação com a Sociedade e Impacto Social: O projeto permitirá uma construção de conhecimento coletivo, entre os discentes e os colaboradores da FUNDECC, sobre a profissionalização da gestão, que poderá incitar uma nova forma de pensar, agir e ofertar os serviços prestados à UFLA. Dessa forma, será possível contribuir para o desenvolvimento de uma participação social mais justa e democrática. Além de, possibilitará a construção de conhecimento e do despertar por novas descobertas e oportunidades de vivências no meio socioeconômico.

Resultados Esperados:

- melhoria da gestão administrativa da fundação
- aumento do faturamento da fundação
- eficiência no acompanhamento e na execução financeira e administrativa dos projetos
- redução dos prazos de compras
- redução dos prazos de entrega de produtos e serviços
- melhoria no nível de satisfação dos coordenadores de projetos
- melhoria no clima organizacional da fundação
- pagamento até o 5 dia útil de bolsistas, celetistas e prestadores de serviços que atuam nos projetos

Indicadores de Acompanhamento e Avaliação:

Indicadores de Acompanhamento
- % de aumento do faturamento da fundação comparado ao mesmo período do ano anterior
Número de treinamento e capacitação realizada:
Hora/homem de treinamento:
Número de reuniões realizadas:

Avaliação:
Realização de reunião com a equipe envolvida para avaliar as ações implementadas, isso deverá acontecer ao final de cada semestre, a partir de 3 perguntas chaves: o que valeu a pena; o que precisa ser eliminado; o que precisa ser melhorado. Além da realização de uma pesquisa feita por meio do google formulário para acompanhar a evolução ao longo do tempo

Cronograma:

Semestre 1 - diagnóstico, capacitação e treinamento, mapeamento de práticas de gestão
Semestre 2 - capacitação e treinamento, elaboração do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais
Semestre 3 - capacitação e treinamento, implementação do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais; publicação de resumos no CIUFLA
Semestre 4 - capacitação e treinamento, implementação, acompanhamento e avaliação do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais; acompanhamento do desenvolvimento de cada setor
Semestre 5 - capacitação e treinamento, implementação, acompanhamento e avaliação do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais; acompanhamento do desenvolvimento de cada setor; ; publicação de resumos no CIUFLA
Semestre 6 - capacitação e treinamento, implementação, acompanhamento e avaliação do planejamento e orçamento, acompanhamento dos indicadores e metas setoriais; acompanhamento do desenvolvimento de cada setor, elaboração do relatório final do projeto. elaboração e um artigo tecnológico.

Descrição Resumida: A FUNDECC é uma instituição de apoio à UFLA, assim, tem a missão de apoiá-la nas mais diversas áreas e é este o objetivo central da nova diretoria executiva, que é solucionar os mais diversos problemas encontrados. Para tanto foi montado um projeto de extensão envolvendo professores, alunos e colaboradores da FUNDECC, a fim de compartilhar conhecimento e experiência para juntos apresentar solução para os diversos problemas identificados no campo da profissionalização da gestão.

Equipe:

Alunos de Graduação:

Nenhum


Docentes:

Nenhum


Técnicos Administrativos:

Nenhum


Alunos de Pós-Graduação:

Nenhum


Outros Usuários:

Nenhum

Dados de Renovação do Projeto

Renovações de Projetos:


Renovações associados ao Projeto
InícioTérminoData de Solicitação pelo CoordenadorData de Aprovação pela PROEEC
Nenhuma renovação do projeto de extensão foi cadastrada

Dados do Coordenador do Projeto

Coordenador do Projeto: DANIELA MEIRELLES ANDRADE

Setor: DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

E-mail Institucional: daniela.andrade[em]ufla.br

E-mail Alternativo: danimeirellesandrade[em]hotmail.com

Situação do Projeto

Situação de Aprovação: Registrado

Submetido pelo Coordenador do Projeto em: 11/10/2023 - 17:06:12

Aprovado pelo Conselho Departamental (Lavras) ou pelo Colegiado de Extensão (Paraíso) em: 18/10/2023 - 16:04:20

Aprovado pelo Colegiado de Extensão (Lavras) ou pelo Diretor da UA (Paraíso) em: Nenhuma

Histórico de Coordenação

Histórico de Coordenação:

  • DANIELA MEIRELLES ANDRADE: De 10/10/2023 em diante.

Histórico de Avaliações
Data/HoraDescrição
18/10/2023 - 16:04:20Projeto de Extensão aprovado pelo Chefe de Departamento e enviado para o Colegiado de Extensão para aprovação. (HELOISA ROSA CARVALHO)
19/10/2023 - 10:11:50Projeto de Extensão registrado. Número de registro: 106/2023 (STEFANIA BECATTINI VACCARO)

Universidade Federal de Lavras - UFLA

SIG-UFLA - Versão 1.82.10

Créditos